sexta-feira, 1 de maio de 2009

Visitantes importantes no feriadão


O Comitê Olímpico Internacional (COI) visitou hoje o Rio de Janeiro para analisar as instalações onde ocorrerão os eventos da Olimpíada de 2016. Isso se a cidade for escolhida como sede.

A estratégia da organização brasileira de escolher justamente um feriado deu certo. Os visitantes não tiveram nenhum problema durante o trajeto, pelo contrário, fizeram uma viagem tranquila vendo uma cidade bem diferente do que é nos dias úteis. Eles viram as pessoas aproveitando o dia ensolarado em Copacabana; passaram por ruas limpas; enfim, uma tranquilidade.

Mas o Comitê Rio 2016 tinha uma preocupação bem maior do que apresentar esse cenário: o trânsito. Não adiantaria essa cena de cidade perfeita acontecer se os membros do COI pegassem engarrafamentos e outros problemas típicos das ruas do país. A organização brasileira deve ter ficado aliviada ao término da inspeção. As vias estavam completamente livres, sem nenhuma obstrução em todo o percurso e os visitantes chegaram ao destino final no horário previsto.

Para a cidade estar realmente maravilhosa, os responsáveis pela campanha carioca tiveram que "mover alguns pauzinhos". Há alguns dias, o Engenhão estava cheio de pichações e existiam problemas estruturais-como buracos-em suas mediações, mas hoje o estádio estava limpinho, nenhum vestígio da ação dos pichadores e os buracos estavam sinalizados para evitar acidentes. Outra maquiagem aconteceu no Maracanã: neste domingo, no estádio ocorre a final do campeonato estadual, por isso, os cambistas marcam ponto por perto, no entanto, nesta sexta-feira, nada de venda de ingressos. Aliás, ela até estava acontecendo, só que os vendedores estavam disfarçados e não foram notados.

O passeio foi tão bom, que o ônibus da comitiva ainda deu uma parada rápida em frente ao Sambódromo e logo depois chegou ao Copacabana Palace, o destino final.

Os integrantes do COI ficaram encantados com o Rio e declararam que irão voltar, mas como turistas. Amanhã eles já partem para a última cidade, Madri.

A visita foi feita, resta agora esperar a decisão e torcer para que a "Cidade Maravilhosa" seja a sede das Olimpíadas de 2016.

imagem: globoesporte.com

Um comentário:

Paulo Henrique Duque disse...

Eles ficariam mais animados se tivessem de pegar os trens da Central, embaixo de chicotada...rs