quinta-feira, 30 de abril de 2009

Bomba de Cleiton Xavier põe Verdão nas oitavas


Batalha dura para o Palmeiras nesta quarta-feira contra o Colo Colo. O jogo foi realizado no Estádio Monumental, em Santiago, no Chile, e valeu pela última rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. Para seguir nas oitavas-de-final, o Alviverde tinha a obrigação de vencer, já os chilenos precisavam de um simples empate para seguir na competição.

O Palmeiras iniciou a partida com vários jogadores no meio-campo, na tentativa de congestionar o setor e dificultar a chegada dos donos da casa à meta defendida pelo goleiro Marcos. O técnico Vanderlei Luxemburgo não queria que seu time levasse gol nos primeiros 45 minutos. A marcação era forte, Maurício Ramos não saia da cola de Lucas Barrios, enquanto Pierre parecia a sombra de Torres, pelo menos até os 15 minutos, quando o armador do Colo Colo foi substituído por Caroca, graças a uma contusão.

Muito bem postado, o Alviverde conseguia se defender e atacar sem problemas. Logo aos 13, Armero avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para Cleiton Xavier chegar de carrinho chutando por cima do gol.

Dez minutos depois, Wendel recebeu de Maurício Ramos e deixou para Keirrison aparecer bem, mas a bola acertou o travessão. Aos 29, o atacante proporciona outro susto para o goleiro Muñoz. Diego Souza fez bom lançamento, o K-9 recebeu, chutou e, caprichosamente, a bola bateu no poste direito e seguiu pela linha de fundo.

Somente aos 34, o Colo Colo gerou perigo para o time brasileiro. Figueroa passou para o atacante Lucas Barrios, que da entrada da área arriscou. Marcos apenas torceu e viu a bola sair próxima à sua trave direita.

O primeiro tempo terminou mesmo no 0 a 0. Os jogadores alviverdes foram para o vestiário satisfeitos por não terem sofrido gols, no entanto, reconheceram que poderiam estar em vantagem se não fossem as chances desperdiçadas.

No intervalo, Luxemburgo deixou a equipe mais ofensiva ao tirar Wendel e colocar Willians. O objetivo era atacar, pressionar e tentar o gol, mas foram os chilenos que voltaram com tudo. Aos 13, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Barrios, que arrematou com força. Pierre tirou com o peito e pouco tempo depois, precisou ser substituído com um problema no tornozelo. Evandro foi quem entrou no lugar do camisa 5.

Aos 18, o jogo ficou mais complicado ainda para os brasileiros. Marcão recebeu cartão amarelo com 16 minutos e apenas dois minutos depois, cometeu uma falta em Figueroa, foi de novo "premiado" e terminou indo para o choveiro mais cedo.

Com a expulsão do palmeirense, o Colo Colo partiu para cima, no entanto, o tempo foi passando e o time começou a tocar a bola na espera do apito final. Aos poucos, os paulistas voltaram a ameaçar os chilenos. Com 25 minutos, após cruzamento de Keirrison, Diego Souza tentou uma bicicleta e não teve êxito. Mais tarde, o mesmo Diego Souza precisou sair por causa de uma pancada na cabeça gerada por uma disputa de bola, ele saiu com náuseas de campo e para o seu lugar, Ortigoza.

No final, após tentativas de Willians e Maurício Ramos, o desespero tomava conta dos palmeirenses, até que aos 42, o "milagre" alviverde aconteceu. Cleiton Xavier, parecendo não saber o que fazer, resolveu arriscar do "meio da rua" e acertou um foguete. A bola pegou efeito e foi parar no ângulo, Muñoz ainda tocou de leve nela, mas não teve jeito, simplesmente um golaço.

A partir daí, os papéis se inverteram. Agora quem passou a segurar o resultado foi o Palmeiras, enquanto que o Colo Colo partiu desesperadamente em busca do empate, mas não teve tempo para isso, o árbitro terminou o jogo e o time brasileiro, na raça, assegurou sua vaga na próxima fase. Festa alviverde em Santiago, parecia que o time tinha sido o campeão da Libertadores.

O Verdão passou para as oitavas em segundo, o primeiro foi o Sport, que bateu a LDU, de virada e no Equador, por 3 a 2. Os dois brasileiros ainda esperam seus futuros adversários.
imagem: globoesporte.com

Nenhum comentário: