sábado, 9 de maio de 2009

Começa a epopéia cruzmaltina na Série B


O Vasco iniciou sua luta para retornar ao grupo de elite do futebol brasileiro. Neste sábado, os cruzmaltinos jogaram em São Januário contra o Brasiliense e estrearam na Série B.

O jogo foi muito brigado, com os dois times tendo oportunidades de balançar as redes. Na etapa inicial, os donos da casa começaram pressionando, com o meia Carlos Alberto como organizador das jogadas. O primeiro lance de perigo saiu, inclusive, dos seus pés, quando ele efetuou um passe para Rodrigo Pimpão, aos seis minutos, mas o atacante pegou mal na bola, que foi fraquinha para as mãos do goleiro Guto.

Apenas dois minutos depois, aconteceu o lance mais perigoso do primeiro tempo e parece ter ocorrido como resposta ao ataque vascaíno anterior. O lateral-direito do Brasiliense, Júlio César, recebeu passe pela direita e chutou cruzado para o goleiro Fernando Prass tocar de leve na bola o suficiente para ela bater na trave e voltar nas suas mãos.

Aos 13, a melhor chance carioca do primeiro tempo. O lateral-direito Paulo Sérgio foi acionado por Carlos Alberto e cruzou a bola para Élton, que cabeceou bem, mas a bola passou à direita do gol de Guto. Após essa jogada, o Vasco foi dando espaço aos visitantes, que aproveitaram, passaram a proporcionar maior perigo à meta defendida por Fernando Prass e terminaram sendo os mais ameaçadores nos primeiros 45 minutos, no entanto, o placar não mudou, 0 a 0. Os destaques deste primeiro tempo foram as boas atuações dos goleiros dos dois times. Fecharam o gol e não deixaram o zero sair do marcador.

Na etapa complementar, o Vasco começou com tudo, atacava e marcava forte sem dar chance para a equipe de Brasília. O Time da Colina era perigoso e utilizava os dois lados do campo para atacar, enquanto isso, a defesa adversária sofria para anular as investidas vascaínas.

Mas aos poucos os donos da casa foram aliviando a marcação e, de novo, o time de amarelo começou a ganhar espaço para jogar. Isso é percebido quando aos 14, o experiente atacante Fábio Júnior arriscou de fora da área e obrigou o arqueiro adversário a espalmar a bola para escanteio.

A resposta cruzmaltina veio em forma de gol. Aos 16, depois de uma jogada bem trabalhada pelo setor ofensivo carioca, a bola caiu nos pés do lateral-esquerdo Ramon, que tocou para Rodrigo Pimpão, dentro da área, girar e chutar no canto direito de Guto. Euforia nas arquibancadas, Vasco 1 a 0.

A partir daí , os donos da casa passaram a mandar mais uma vez no jogo, mas até um certo tempo, pois nos últimos minutos, o Brasiliense passou a rondar a meta de Fernando Prass e deu mais trabalho ao goleiro. Os vascaínos, por sua vez, começaram a tocar a bola e esperar o relógio correr. No final, o Vasco alcançou o seu objetivo e obteve sua primeira vitória: 1 a 0.

A notícia ruim para a torcida cruzmaltina é a contusão do goleiro Tiago, que ocorreu no treino de sexta-feira. Ele vai ficar fora dos gramados por cerca de um mês, graças a uma torção no joelho direito, por isso que Fernando Prass foi o titular no jogo deste sábado.

Na próxima rodada, o Time da Colina enfrenta o Ceará, no Castelão, mas antes pega o Vitória no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa do Brasil, que acontece no Rio, na quarta-feira. Já o time da capital brasileira, em casa, mede forças com o Campinense.

imagem: globoesporte.com

Nenhum comentário: