segunda-feira, 18 de maio de 2009

Brigões recebem pena leve


A pena de oito jogos de suspensão para Diego Souza, e de dois para Domingos, foi recebida com alívio por parte dos jogadores. Eles foram julgados nesta segunda-feira pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP).

A punição aconteceu devido à confusão entre os atletas na segunda partida da semifinal do Campeonato Paulista deste ano (no dia 18 de abril), quando no Palestra Itália, o Santos eliminou o Palmeiras. Na ocasião, o meia palmeirense e o zagueiro santista se desentederam e receberam cartão vermelho. O palmeirense não se conformou e partiu para cima do santista, dando inclusive, uma rasteira no adversário.

Este julgamento já deveria ter ocorrido há mais tempo, mas a pedido do Alviverde, foi adiado por duas vezes. O departamento jurídico do clube alegava que o réu não poderia estar presente para se defender, pois participava de jogos importantes da Taça Libertadores. Hoje a secção foi realizada com portas fechadas e os jornalistas não puderam acompanhar o seu andamento, só tiveram acesso aos veredictos.

O meia Diego Souza foi denunciado em dois artigos: no 253 (praticar agressão física) e no 255 (praticar ato de hostilidade) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O defensor Domingos foi denunciado no artigo 258 (assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva) e pegou uma pena mais leve.

A situação do palmeirense era mais delicada, ele poderia pegar de 120 a 540 dias de gancho, o que iria automaticamente tirá-lo de jogos decisivos em 2009, por isso, saiu do tribunal aliviado por só ficar oito partidas fora, e ainda válidas apenas para o Paulistão de 2010. As declarações do camisa sete demonstram bem o seu sentimento em relação ao caso.

"Estou muito mais tranquilo. Fiquei em casa nestes últimos dias e estava ansioso e preocupado. Queiram ou não, era uma situação que me prejudicava", declarou.

"Agora eu posso jogar, é o momento de pensar em trabalhar. Quero atuar com a camisa do Palmeiras, ajudar o clube nas finais da Libertadores", afirmou ainda o jogador.

Mas mesmo pegando uma pena leve depois do vexame realizado na semifinal, o atleta alviverde declarou que não está completamente satisfeito com a pena. Para ele, foi um exagero pegar oito jogos de suspensão: "Esperava uma punição, mas achei excessiva", disse.

O resultado do julgamento foi uma boa notícia para o técnico Vanderlei Luxemburgo, que poderá contar com o jogador para o restante da temporada, e também para a torcida, que terá ao seu lado um dos destaques do plantel palmeirense.

Também nesta segunda-feira, outro jogador do Palmeiras recebeu punição. Foi o defensor Maurício Ramos, julgado pelo pênalti cometido em Neymar que gerou sua expulsão. O lance ocorreu no mesmo jogo em que o companheiro de time, Diego Souza, foi punido pelo TJD-SP. No caso do zagueiro, o artigo em questão foi o 250 (jogada violenta) e, por isso, fica apenas uma partida sem atuar. A pena também é válida somente para o Paulistão do próximo ano.
O dia foi cheio para o departamento jurídico do Palmeiras, mas no final, deu tudo certo.

Nenhum comentário: