domingo, 26 de abril de 2009

Sorte de uns... azar de outros


Domingo de final no Maracanã. Flamengo e Botafogo fizeram o primeiro jogo da decisão carioca hoje.

O jogo foi aberto, com oportunidades para os dois times, mas o Rubro-Negro foi quem saiu na frente. Aos 18 minutos, Juan recebeu de Emerson e foi derrubado por Alessandro, pênalti e cartão amarelo para o alvinegro. Aos 20, o próprio lateral cobrou, o goleiro Renan foi bem na bola, mas o cobrador foi melhor ainda, a bola parou no cantinho direito, placar movimentado.

O Botafogo não reagiu bem, ficou um pouco atordoado e passou a errar demais nos passes. O Flamengo ganhou campo com o nervosismo do adversário e, aos 29, quase amplia. Kleberson passou para Zé Roberto, que de calcanhar deixou para Léo Moura na cara do gol chutar e obrigar Renan a realizar uma defesa providencial. Logo em seguida, na sequência do lance anterior, o goleiro apareceu de novo para defender o chute de fora da área efetuado por Emerson.

Aos poucos, o Alvinegro foi se reorganizando e começou a jogar melhor e pressionar o adversário. A recompensa chegou quando Maicosuel sofreu falta de Welinton na entrada da área. No momento da cobrança, o jogador alvinegro fingiu que iria chutar e passou da bola, o movimento fez a barreira abrir, deixando espaço suficiente para o foguete do capitão Juninho passar e estufar as redes flamenguistas, isso aos 37.

O Bota continuou jogando bem, enquanto que o Fla sentiu o gol sofrido e passou a errar nos passes. Até que, aos 43, a virada botafoguense. Pelo lado esquerdo, Maicosuel cobrou falta na cabeça do atacante Reinaldo, que se antecipou à marcação e saltou sozinho para a alegria da torcida alvinegra, visivelmente em menor número no estádio. O gol fechou a conta na primeira parte: 2 a 1.

Para o segundo tempo, o técnico Cuca tirou Zé Roberto, que não jogou bem, e colocou Josiel. Mas não mudou muita coisa, o Botafogo continuava bem e mandava na partida.

O Rubro-Negro permanecia com o nervosismo. Juan, após levar um drible, cometeu falta feia em Maicosuel e recebeu apenas o cartão amarelo. Logo depois, o lateral Alessandro quase amplia chutando de fora da área, mas o goleiro Bruno defende.

Mas a sorte do Bota começou a mudar à partir dos 16, quando Maicosuel saiu do gramado com muitas dores, talvez um estiramento muscular. Apenas três minutos depois, Reinaldo também precisou sair com um problema no tornozelo direito. Com isso, o Flamengo começou a atacar mais.

O Alvinegro passou a jogar na defesa e explorar os contra-ataques. Mas, aos 39, a pressão rubro-negra fez efeito e num lance de sorte, o time igualou o placar. Willians partiu pela direita e chutou cruzado. No meio do caminho, a bola bateu no zagueiro alvinegro Emerson e entrou no gol de Renan. Logo depois, no fim do jogo, Victor Simões meteu uma bomba e Bruno efetuou uma grande defesa, garantindo o resultado de 2 a 2.

Próximo domingo tem mais. Ninguém saiu na frente, quem vencer é campeão e caso dê empate a decisão vai para os pênaltis.


imagem: globoesporte.com



Nenhum comentário: