Faltam apenas seis meses para a escolha da sede das Olimpíadas de 2016 e nesse período acontece a parte mais importante na escolha: a visita do Comitê Olímpico Internacional (COI) aos locais onde serão construídas as futuras instalações olímpicas. A visitação já foi feita em Chicago e em Tóquio. Aqui no Brasil, a data de chegada dos 13 integrantes da comissão foi marcada para o dia 27 de abril e a duração da estadia no país será de uma semana. Nesse período, o Comitê Rio 2016 terá o trabalho de provar que a cidade é, de fato, a melhor escolha para sediar os jogos. Uma preocupação que a organização brasileira tinha era o problema do trânsito, por isso, estrategicamente, marcou a data da visita às instalações, o momento mais importante, para o dia 1º de maio, feriado internacional.
Os sete dias servem para os inspetores do COI observarem os temas destacados nos dossiês de candidatura das cidades. Após a análise do que viram, sete dos 13 membros votam, contudo, juntamente com os outros seis, fazem um relatório. Com base nos documentos, ocorre a votação com mais 91 eleitores do COI, que irão eleger a cidade-sede. No dia 2 de outubro o resultado é divulgado.
Uma entrevista coletiva será realizada no dia 2 de maio, quando os membros do COI demonstrarão as impressões que tiveram depois da visita. No dia seguinte, já partem para Madri, última cidade a ser inspecionada.
A espectativa em relação à visita é grande, Chicago e Tóquio foram muito elogiadas, por isso o Rio tem que impressionar os inspetores para conseguir realizar o tão esperado sonho de sediar uma olimpíada.
2 comentários:
vale lembrar que quando os nossos governates querem... eles fazem...
tou na toricda! :D
Postar um comentário