quinta-feira, 30 de abril de 2009

Bomba de Cleiton Xavier põe Verdão nas oitavas


Batalha dura para o Palmeiras nesta quarta-feira contra o Colo Colo. O jogo foi realizado no Estádio Monumental, em Santiago, no Chile, e valeu pela última rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. Para seguir nas oitavas-de-final, o Alviverde tinha a obrigação de vencer, já os chilenos precisavam de um simples empate para seguir na competição.

O Palmeiras iniciou a partida com vários jogadores no meio-campo, na tentativa de congestionar o setor e dificultar a chegada dos donos da casa à meta defendida pelo goleiro Marcos. O técnico Vanderlei Luxemburgo não queria que seu time levasse gol nos primeiros 45 minutos. A marcação era forte, Maurício Ramos não saia da cola de Lucas Barrios, enquanto Pierre parecia a sombra de Torres, pelo menos até os 15 minutos, quando o armador do Colo Colo foi substituído por Caroca, graças a uma contusão.

Muito bem postado, o Alviverde conseguia se defender e atacar sem problemas. Logo aos 13, Armero avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para Cleiton Xavier chegar de carrinho chutando por cima do gol.

Dez minutos depois, Wendel recebeu de Maurício Ramos e deixou para Keirrison aparecer bem, mas a bola acertou o travessão. Aos 29, o atacante proporciona outro susto para o goleiro Muñoz. Diego Souza fez bom lançamento, o K-9 recebeu, chutou e, caprichosamente, a bola bateu no poste direito e seguiu pela linha de fundo.

Somente aos 34, o Colo Colo gerou perigo para o time brasileiro. Figueroa passou para o atacante Lucas Barrios, que da entrada da área arriscou. Marcos apenas torceu e viu a bola sair próxima à sua trave direita.

O primeiro tempo terminou mesmo no 0 a 0. Os jogadores alviverdes foram para o vestiário satisfeitos por não terem sofrido gols, no entanto, reconheceram que poderiam estar em vantagem se não fossem as chances desperdiçadas.

No intervalo, Luxemburgo deixou a equipe mais ofensiva ao tirar Wendel e colocar Willians. O objetivo era atacar, pressionar e tentar o gol, mas foram os chilenos que voltaram com tudo. Aos 13, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Barrios, que arrematou com força. Pierre tirou com o peito e pouco tempo depois, precisou ser substituído com um problema no tornozelo. Evandro foi quem entrou no lugar do camisa 5.

Aos 18, o jogo ficou mais complicado ainda para os brasileiros. Marcão recebeu cartão amarelo com 16 minutos e apenas dois minutos depois, cometeu uma falta em Figueroa, foi de novo "premiado" e terminou indo para o choveiro mais cedo.

Com a expulsão do palmeirense, o Colo Colo partiu para cima, no entanto, o tempo foi passando e o time começou a tocar a bola na espera do apito final. Aos poucos, os paulistas voltaram a ameaçar os chilenos. Com 25 minutos, após cruzamento de Keirrison, Diego Souza tentou uma bicicleta e não teve êxito. Mais tarde, o mesmo Diego Souza precisou sair por causa de uma pancada na cabeça gerada por uma disputa de bola, ele saiu com náuseas de campo e para o seu lugar, Ortigoza.

No final, após tentativas de Willians e Maurício Ramos, o desespero tomava conta dos palmeirenses, até que aos 42, o "milagre" alviverde aconteceu. Cleiton Xavier, parecendo não saber o que fazer, resolveu arriscar do "meio da rua" e acertou um foguete. A bola pegou efeito e foi parar no ângulo, Muñoz ainda tocou de leve nela, mas não teve jeito, simplesmente um golaço.

A partir daí, os papéis se inverteram. Agora quem passou a segurar o resultado foi o Palmeiras, enquanto que o Colo Colo partiu desesperadamente em busca do empate, mas não teve tempo para isso, o árbitro terminou o jogo e o time brasileiro, na raça, assegurou sua vaga na próxima fase. Festa alviverde em Santiago, parecia que o time tinha sido o campeão da Libertadores.

O Verdão passou para as oitavas em segundo, o primeiro foi o Sport, que bateu a LDU, de virada e no Equador, por 3 a 2. Os dois brasileiros ainda esperam seus futuros adversários.
imagem: globoesporte.com

terça-feira, 28 de abril de 2009

Grêmio vence e garante melhor campanha


O Grêmio, jogando pela Taça Libertadores, garantiu os três pontos e o status de melhor time na fase de grupos da competição. O jogo aconteceu hoje, em Porto Alegre, no Olímpico, e o adversário foi a equipe colombiana do Boyacá Chicó. Agora, a partida de volta de cada confronto que o Tricolor participar, será em casa.

Os gaúchos tiveram que trabalhar de verdade, na defesa, apenas com um minuto e meio de jogo, quando os visitantes conseguiram cruzar a bola para a área do goleiro Victor. Depois disso, só deu Grêmio.

Com seis minutos, Ruy acertou uma bola de primeira, mas o goleiro Velázques espalmou. Aos 12, Souza seguiu pela esquerda e, no bico da área, meteu uma trivela. A bola pegou efeito e enganou o arqueiro colombiano, grande gol do Tricolor. E apenas quatro minutos mais tarde, o meia ataca de novo. Desta vez pela direita, o camisa 8 recebe de Jonas e chuta de primeira para balançar as redes, marcando o segundo gol do jogo, o segundo na sua conta pessoal.

Aos 23, os papéis se inverteram. Agora Souza efetuou um passe para Jonas que, dentro da área, praticamente na marca do pênalti, conseguiu mandar por cima do gol. Cinco minutos depois, o atacante tentou novamente arriscando de fora da área, mas, outra vez, mandou por cima do gol colombiano.

Jonas tentou, tentou e aos 29, o Grêmio movimentou o marcador. Mas não foi o jogador quem marcou e sim o zagueiro Léo. Na cobrança de falta, Tcheco botou a bola na área e Réver desviou para deixar o compenheiro na boa e fazer o terceiro gol tricolor. Após o lance o placar não mudou mais e o primeiro tempo terminou assim mesmo.

Logo no início da segunda parte, aos sete, pênalti na área gremista, Léo derrubou Giron e o árbitro não hesitou. Na cobrança, Caneo converteu, mas Jorge Larrionda assinalou invasão e o colombiano foi obrigado a bater de novo. Na repetição, Victor acertou o canto certo e impediu o grito de gol do adversário.

Com o resultado garantido, o time da casa tirou o pé do acelerador, apenas aos 20 minutos é que veio chutar à gol pela primeira vez na segunda etapa. Num cruzamento de Souza pela direita, Fábio Santos pegou de primeira, mas a bola bateu no companheiro Maxi López e foi pela última linha. O placar terminou como no primeiro tempo: Grêmio 3 a 0.

O outro time classificado do Grupo 7 é o Universidad do Chile, que bateu o Aurora por 2 a 1 e tomou a vaga do Boyacá. Agora, o Tricolor e os chilenos esperam pelos classificados dos demais grupos para saber quem são os adversários da fase seguinte.
imagem: globoesporte.com

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Apenas espectadores na decisão


O técnico Cuca, do Flamengo, não vai poder dirigir o time à beira do gramado, contra o Botafogo, no último jogo da decisão carioca marcado para o próximo domingo. Com unanimidade, o comandante rubro-negro foi punido com 90 dias de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), nesta segunda-feira à noite. O Fla já disse que vai recorrer.

O motivo do veredicto foi o fato de, mesmo suspenso, Cuca ter comparecido ao vestiário do Flamengo no jogo válido pela semifinal da Taça Rio, contra o Fluminense. O treinador infringiu o artigo 223 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que consiste em: deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão, resolução ou determinação da Justiça Desportiva. No entanto, o técnico pegou a pena mínima.

Mas não é apenas no domingo, que o Rubro-Negro estará sem seu comandante. Nesta quarta-feira, contra o Fortaleza, num jogo da Copa do Brasil, o auxiliar e irmão do titular, Cuquinha, será o responsável por dirigir a equipe, assim como na decisão também.

Neste ano, Cuca já foi suspenso no campeonato, mas por outra situação. Ao ser expulso no clássico contra o Vasco, o técnico ofendeu o árbitro Luiz Antônio Silva Santos e pegou um gancho de 30 dias.

Esta de agora é a segunda punição, mas pode não ser a última. Na quinta-feira que vem, Cuca é mais uma vez julgado, agora por ter desrespeitado o presidente do TJD-RJ, Antonio Vanderlei, declarando que este representante da Justiça Desportiva mentia ao falar em lhe conceder o efeito suspensivo, isso ainda no caso do árbitro Luiz Antônio. Por isso, o treinador foi denunciado no artigo 188 e pode ficar de 60 a 360 dias sem pisar na área técnica durante os jogos.

Outro que não poderá atuar no domingo, é Maicosuel. No segundo tempo do jogo de ontem, contra o Fla, o jogador alvinegro saiu de campo com uma suspeita de estiramento na perna esquerda. Hoje, um exame de ressonância magnética confirmou o que se suspeitava, o atleta sofreu um estiramento de grau 2 na coxa. A recuperação vai durar de três a quatro semanas e afetará, inclusive, a estréia do meia no Campeonato Brasileiro.

A contusão de Maicosuel não é a única notícia para a torcida alvinegra. A situação de Reinaldo, que se machucou praticamente no mesmo lance do companheiro, não é grave. O atacante fez um exame de radiografia e este revelou não ter ocorrido fratura, o problema é a existência de uma lesão no ligamento do tornozelo direito, por isso, um tratamento intensivo já foi iniciado.

Estes são mais alguns ingredientes para a grande final do domingo que vem.




Na Vila, Ronaldo brilha e Corinthians sai na frente


O Corinthians se aproximou do título neste domingo ao vencer o Santos, em plena Vila Belmiro. O jogo teve inclusive, a presença do Rei Pelé na torcida santista.

Os dois técnicos botaram seus times para o ataque. O Peixe foi com Madson, Kléber Pereira e Neymar; e o Corinthians com Jorge Henrique, Morais e Ronaldo. Na briga ofensiva o Timão começou mais eficiente, logo aos dez minutos, o placar já indicava 1 a 0. Morais sofreu falta de Pará na entrada da área. Numa cobrança ensaiada, Cristian e André Santos deixaram para Chicão chutar e balançar as redes santistas.

O Peixe não conseguiu reagir e aos 24, outro golpe. A bola estava no campo defensivo do Corinthians e para afastar o perigo, Chicão chuta para frente de qualquer maneira. Ela cai no pé de Ronaldo, que domina bem, num toque se livra da marcação e finaliza ao gol defendido pelo goleiro Fábio Costa,2 a 0.

Após o gol sofrido, o Santos melhorou e partiu para cima do adversário, mas não aproveitou as chances que surgiram, principalmente, devido às grandes defesas do goleiro Felipe.

No intervalo, o técnico corintiano Mano Menezes trocou Jorge Henrique por Fabinho, numa tentativa de assegurar o resultado. E o time da casa voltou ligado para o segundo tempo. Em cima do adversário e apoiado pela torcida, o Santos marcou aos 15. Triguinho recebeu de Madson na esquerda e chutou com força na tentativa de cruzar a bola. Ela bateu em Felipe, que tentava interceptar, e entrou. Festa no estádio.

Depois desse lance, só deu o time da casa, pressão total por parte do Peixe, tanto da equipe como da torcida, que não parou de empurrar, de fazer o seu papel.

Mas o dia parecia ser corintiano, ou melhor, o dia parecia ser de Ronaldo. O Fenômeno, aos 31, recebeu a bola de Elias. Sem condições de tocar ne volta, driblou Triguinho e deu um "totozinho" por cima de Fábio Costa adiantado. Simplesmente uma jogada "Fenomenal".

Após o gol, Pelé foi embora, mas antes aplaudiu o atacante do Corinthians e declarou: "O Ronaldo fez a diferença. O segundo gol foi de Copa do Mundo".

No resto do jogo, o Timão segurou o placar e conquistou a vitória de 3 a 1.

Já o Fenômeno, agradeceu o Rei pela declaração:

- É um sonho fazer gol onde o Pelé fez tantos e ser Rei nem que seja por um dia.

As duas equipes se enfrentam próximo domingo no Pacaembu. O Santos vai ter que golear por no mínimo três gols para ser campeão. O detalhe é que desde que Mano Menezes assumiu o comando do time, o Timão jamais perdeu por três gols de diferença.

imagem: ESPN-BRASIL

domingo, 26 de abril de 2009

Sorte de uns... azar de outros


Domingo de final no Maracanã. Flamengo e Botafogo fizeram o primeiro jogo da decisão carioca hoje.

O jogo foi aberto, com oportunidades para os dois times, mas o Rubro-Negro foi quem saiu na frente. Aos 18 minutos, Juan recebeu de Emerson e foi derrubado por Alessandro, pênalti e cartão amarelo para o alvinegro. Aos 20, o próprio lateral cobrou, o goleiro Renan foi bem na bola, mas o cobrador foi melhor ainda, a bola parou no cantinho direito, placar movimentado.

O Botafogo não reagiu bem, ficou um pouco atordoado e passou a errar demais nos passes. O Flamengo ganhou campo com o nervosismo do adversário e, aos 29, quase amplia. Kleberson passou para Zé Roberto, que de calcanhar deixou para Léo Moura na cara do gol chutar e obrigar Renan a realizar uma defesa providencial. Logo em seguida, na sequência do lance anterior, o goleiro apareceu de novo para defender o chute de fora da área efetuado por Emerson.

Aos poucos, o Alvinegro foi se reorganizando e começou a jogar melhor e pressionar o adversário. A recompensa chegou quando Maicosuel sofreu falta de Welinton na entrada da área. No momento da cobrança, o jogador alvinegro fingiu que iria chutar e passou da bola, o movimento fez a barreira abrir, deixando espaço suficiente para o foguete do capitão Juninho passar e estufar as redes flamenguistas, isso aos 37.

O Bota continuou jogando bem, enquanto que o Fla sentiu o gol sofrido e passou a errar nos passes. Até que, aos 43, a virada botafoguense. Pelo lado esquerdo, Maicosuel cobrou falta na cabeça do atacante Reinaldo, que se antecipou à marcação e saltou sozinho para a alegria da torcida alvinegra, visivelmente em menor número no estádio. O gol fechou a conta na primeira parte: 2 a 1.

Para o segundo tempo, o técnico Cuca tirou Zé Roberto, que não jogou bem, e colocou Josiel. Mas não mudou muita coisa, o Botafogo continuava bem e mandava na partida.

O Rubro-Negro permanecia com o nervosismo. Juan, após levar um drible, cometeu falta feia em Maicosuel e recebeu apenas o cartão amarelo. Logo depois, o lateral Alessandro quase amplia chutando de fora da área, mas o goleiro Bruno defende.

Mas a sorte do Bota começou a mudar à partir dos 16, quando Maicosuel saiu do gramado com muitas dores, talvez um estiramento muscular. Apenas três minutos depois, Reinaldo também precisou sair com um problema no tornozelo direito. Com isso, o Flamengo começou a atacar mais.

O Alvinegro passou a jogar na defesa e explorar os contra-ataques. Mas, aos 39, a pressão rubro-negra fez efeito e num lance de sorte, o time igualou o placar. Willians partiu pela direita e chutou cruzado. No meio do caminho, a bola bateu no zagueiro alvinegro Emerson e entrou no gol de Renan. Logo depois, no fim do jogo, Victor Simões meteu uma bomba e Bruno efetuou uma grande defesa, garantindo o resultado de 2 a 2.

Próximo domingo tem mais. Ninguém saiu na frente, quem vencer é campeão e caso dê empate a decisão vai para os pênaltis.


imagem: globoesporte.com



Cruzeiro acaba com Galo e praticamente garante título


O primeiro jogo da decisão mineira foi hoje, no Mineirão. Cruzeiro e Atlético-MG fizeram um clássico cheio de gols.

O jogo começou acelerado, aos nove, o primeiro lance perigoso do Cruzeiro. Wagner cobrou falta do lado esquerdo e o zagueiro Leonardo Silva cabeceou para a defesa do goleiro Juninho.

Dois minutos depois, a Raposa no ataque de novo. Thiago Ribeiro passou a bola para Kléber sem marcação na área chutar forte, mas o goleiro mandou para escanteio. Aos 14, Diego Tardelli recebeu de Júnior e, de primeira, tocou para o volante Carlos Alberto, que bateu mal.

Aos 38, o lance que deu início ao resultado final do jogo. Júnior cobrou falta da direita e o zagueiro Leandro Almeida cabeceou bem, mas o goleiro Fábio fez uma boa defesa. O Cruzeiro saiu rapidamente para o ataque, Wagner pegou a bola na área e, com um passe de calcanhar, deixou Kléber na boa para bater colocado de pé esquerdo, abrindo assim, aos 39, o marcador. Na comemoração, o Gladiador imitou uma galinha e fez o gesto do "chororô", por isso recebeu o cartão amarelo. O primeiro tempo terminou com esse placar.

No intervalo, os dois técnicos mudam. Leão tira Márcio Araújo e coloca Kléber, já Adilson Batista retira Thiago Ribeiro e põe Soares.

Na segunda etapa, a Raposa pressionou muito e, aos dez, conseguiu ampliar. Wagner cobrou escanteio e na saída errada do goleiro atleticano, Leonardo Silva aproveitou.

Seis minutos mais tarde, mais um gol azul, outro de Leonardo Silva. De novo Wagner bateu o escanteio e o zagueiro saltou para fazer a torcida cruzeirense explodir de alegria.

Aos 18, o que estava ruim ficou pior, Renan fez falta em Ramires, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

O Galo não conseguia reagir e o Cruzeiro continuava criando. Aos 33, após boa jogada do ataque, o lateral-direito Jonathan ficou na cara do gol e ampliou.

Aos 38, Ramires sofreu falta de Leandro Almeida, não quis conversa e revidou. O árbitro Paulo César de Oliveira não pensou duas vezes: mostrou o segundo amarelo do atleticano, que foi mais cedo para o vestiário. Já o cruzeirense recebeu o vermelho direto e também saiu do jogo, talves tenha ido esfriar a cabeça no chuveiro mais próximo.

Aos 40, Kléber obrigou Fábio a realizar uma boa defesa. Um minuto depois, Jonathan entrou na área e marcou o seu segundo gol no jogo, o quinto do Cruzeiro. Final de partida no Mineirão: Raposa 5 a 0 sobre o Galo.

No próximo jogo o Cruzeiro pode perder por até quatro gols de diferença que ainda assim é campeão.

Antes, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, o Atlético pega o Vitória, em Salvador. Já o Cruzeiro tem toda a semana para focar no segundo confronto da final mineira.

imagem: globoesporte.com

sábado, 25 de abril de 2009

Pronto para o combate


O camisa 10 do Botafogo, Maicosuel, treinou hoje pela manhã, no Engenhão, e está preparado para jogar contra o Flamengo na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, que ocorre neste domingo, no Maracanã. O jogador fez um treino separado dos colegas, que consistiu em efetuar chutes a gol, depois teve uma conversa com o técnico Ney Franco e foi liberado antes do restante do grupo.

O treinamento foi rápido, não passou de 20 minutos e ao seu término, Maicosuel saiu normalmente, sem sintomas de qualquer problema. Na última quinta-feira, após o treinamento, ele sentiu um incômodo na panturrilha esquerda e não participou do segundo período de trabalhos físicos. No dia seguinte, no treino secreto realizado no Engenhão, mais queixas por parte do atleta.

No entanto, neste sábado, Maicosuel foi avaliado por Ney Franco e está confirmado para o jogo de amanhã. Bom para os alvinegros, que terão um jogador de qualidade ao seu lado, já para os rubro-negros uma dor de cabeça daquelas, será difícil parar um dos destaques do time adversário.

imagem: globoesporte.com

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vasco e Palmeiras contratam, Flamengo conversa


Alguns clubes não perderam tempo e já começaram a contratar atletas para o resto da temporada.

O meio-campo Magno foi o primeiro reforço do Vasco para o Brasileirão Série B. O jogador, que veio do Brasil de Pelotas, chegou hoje e já fez um treino físico no Vasco-Barra. Com 20 anos, o atleta é baiano e teve passagens pelas categorias de base do Vitória e Cruzeiro, além de jogar por seis meses no Marítimo, de Portugal. No presente ano, mesmo com a equipe do Brasil de Pelotas não estando bem no Campeonato Gaúcho, Magno se destacou e , por isso, chamou a atenção do clube cruzmaltino. O contrato do meia tem validade até o fim da temporada.

O Palmeiras também se reforçou para o restante do ano. Com Sandro Silva e Edmílson fora de combate por três meses, o Alviverde precisou contratar um jogador que suprisse a ausência dos dois e o escolhido para a vaga foi o veterano Mozart. O volante, de 29 anos, estava sem clube desde março, quando reincidiu com o Spartak Moscou, por isso, já pode jogar no início do campeonato nacional e na próxima fase da Libertadores, se o time conseguir a classificação. Mozart, que já passou por Paraná, Coritiba, Flamengo e Reggina-ITA assina até o final de 2010.

Ainda é só especulação, mas um reforço que pode chegar ao Flamengo é Adriano, o Imperador. No mês passado, o atacante afirmou não ter mais vontade de jogar e resolveu dar uma parada no futebol. Hoje pela manhã, chegou inclusive, a reincidir contrato com a Inter de Milão. Mas o Flamengo demonstrou interesse no atleta e as negociações parecem estar indo bem, o vice-presidente de futebol do clube, Kleber Leite, chegou a fazer uma visita à casa do jogador, há duas semanas, para iniciar as conversações entre ambas as partes. De acordo com amigos de Adriano, ele quer ficar no Rio de Janeiro e jogar no Brasileirão, até um acordo verbal para assinar com o clube carioca o atacante já possui.

Galo espanta zebra e pega Leão baiano nas oitavas


O Atlético-MG jogou contra o Guaratinguetá nesta quinta-feira, no Mineirão, em partida válida pela Copa do Brasil. O confronto de hoje foi o segundo entre os dois times. O primeiro, na casa do Guará, terminou empatado em 2 a 2.
Logo aos dois minutos, pênalti do goleiro Fernando em cima de Diego Tardelli. Aos três, o próprio atacante cobrou, com paradinha, e converteu.

Precisando vencer, o Guaratinguetá foi ao ataque e começou a pôr medo no goleiro Édson, que jogou no lugar de Juninho, suspenso. Foram três oportunidades claras de gol que pararam nas defesas do arqueiro atleticano.

A partida estava aberta, qualquer um poderia mudar o marcador. Aos 21, Tardelli cobrou falta para a área, a bola sobrou para Márcio Araújo na cara do gol ampliar, mas o volante desperdiçou a chance chutando para fora.

Minutos depois, aos 24, outro lance perdido, agora com Éder Luís. Numa jogada individual, o atacante entrou na área e chutou para a defesa de Fernando.

Após cinco minutos, Éder Luís de novo. O jogador completou o cruzamento de Júnior, mas para a felicidade do Guará, o seu goleiro estava ligado e defendou. Esse foi o último lance perigoso, o jogo caiu de produção e as duas equipes foram para os vestiários com o placar marcando 1 a 0 para os mineiros.

O segundo tempo começa com duas alterações: sai Lopes e Márcio Araújo para a entrada do atacante Alessandro, que faz sua estréia e de Rafael Miranda. Com isso, o técnico Leão põe o Alvinegro ainda mais para o ataque.

Na segunda etapa, os visitantes não conseguiram mais gerar perigo ao gol atleticano. Só o time mineiro atacava, entretanto, o goleiro Fernando continuava bem e evitava que os donos da casa ampliassem.

Aos 40, as redes balançam. Wellington Amorim empata a partida, mas, por estar em posição irregular, o gol acaba sendo anulado.

O jogo seguia para o placar simples mesmo, até que aos 42, Júnior tenta cruzar para a área, mas a bola vai em direção ao gol surpreendendo o goleiro adversário. Esse placar permanece até o fim. Galo classificado 2, Guaratinguetá 0.

O próximo compromisso do Atlético na competição é contra o Vitória da Bahia na quarta-feira que vem, a ordem das duas partidas ainda será sorteada pela CBF. Agora o Alvinegro se concentra no clássico deste domingo contra o Cruzeiro. Em jogo, o título do estadual.

imagem: globoesporte.com





quinta-feira, 23 de abril de 2009

A invencibilidade já era


O Boca Juniors conheceu, nesta quinta-feira, a sua primeira derrota na Libertadores jogando contra o Deportivo Cuenca, no Equador. Com o resultado, o time perdeu os 100% que tinha no campeonato.

O primeiro tempo não foi muito bom tecnicamente. Sem Riquelme e Palacio na partida, o Boca estava com dificuldades para fazer a bola chegar bem para Palermo, mas mesmo com esse problema, o time ainda foi melhor que os donos da casa. Essa foi a leitura dos 45 minutos iniciais, que terminou no 0 a 0.

Na segunda metade do jogo, o Deportivo melhorou e passou a jogar mais no campo de ataque, dando trabalho para a defesa argentina, no entanto, sem levar muito perigo à meta de Abbondanzieri. Até que aos 32, Preciado recebeu do brasileiro Rodrigo Teixeira e chutou sem muita força da entrada da área, o suficiente para o goleiro adversário não evitar a inauguração do placar.

Atrás no marcador, o time visitante foi para cima na tentativa de se manter invícto na competição, entretanto, partia de maneira desorganizada. Enquanto isso, os equatorianos, bem postados na defesa, não deixavam o gol de empate acontecer e tiveram o objetivo alcançado, pois no final, a partida terminou mesmo no 1 a 0.

Com o resultado, o Boca segue na liderança do Grupo 2 com 12 pontos, já os equatorianos entraram na briga por uma vaga na próxima fase porque fizeram 9 pontos e se igualaram ao Deportivo Táchira, mas por terem um saldo melhor (5 a 0) assumiram a segunda posição.

Na última rodada, os argentinos enfrentam os venezuelanos do Deportivo Táchira precisando apenas de um empate para se garantirem na primeira colocação. O Deportivo Cuenca pega o lanterninha Guarani, que não pontuou ainda. Para seguir na competição, a equipe do Equador tem que vencer e torcer por um tropeço do time venezuelano.
imagem: ESPN-BRASIL

terça-feira, 21 de abril de 2009

O Verdão ainda tá na briga


O Palmeiras marcou presença hoje no Palestra Itália. Jogando pela Libertadores, o clube alviverde enfrentou a atual campeã do torneio, a LDU.

O time brasileiro começou o jogo com tudo, logo aos três minutos já deu um susto nos visitantes. Cleiton Xavier cobrou uma falta e a bola sobrou para Keirrison, que chutou ao gol, mas o goleiro Cevallos espalmou para fora.

Mas, no primeiro tempo não foi só o time da casa que levou perigo ao adversário, os equatorianos também deram susto no goleiro Marcos. Isso porque, preocupado em atacar, o time alviverde dava espaço para os visitantes. A melhor chance da LDU aconteceu aos 31, quando William Araújo acertou uma bomba na trave palmeirense. Esse foi inclusive o lance mais perigoso da etapa inicial, que terminou mesmo no 0 a 0.

O Palmeiras tinha a posse da bola, mas falhava na hora de concluir a jogada, por isso o técnico Vanderlei Luxemburgo preferiu tirar no intervalo Fabinho Capixaba, que não fazia uma boa apresentação, e colocar Marquinhos para dar mais velocidade à equipe. E o treinador acertou na troca, o substituto entrou muito bem na partida, acelerando mais o time verde.

O gol palmeirense não demorou a sair. Aos três minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio, Cevallos saiu mal e a bola sobrou para Marcão, todo atrapalhado, abrir o marcador no Palestra.

Marquinhos continuava dando trabalho. Aos 20, ele encheu o pé e obrigou o goleiro Dominguez, que substituiu o titular machucado, a efetuar uma grande defesa. Mas a presença do brasileiro em campo não durou muito. Seis minutos depois desse chute, o jogador cometeu uma falta em Bolaños, que não deixou por menos e revidou com uma cabeçada. Os dois foram expulsos e seguiram sangrando para o vestiário.

O jogo ainda não estava ganho, 1 a 0 era um placar perigoso, mas foi aí que brilhou a estrela de Diego Souza. Aos 37 minutos, o jogador cobrou com força a falta e ampliou para 2 a 0, dando números finais ao confronto.

O resultado foi muito importante para o Alviverde, pois ele igualou em pontos ao Colo Colo e ao Sport, que jogam amanhã na Ilha do Retiro. Já a LDU praticamente deu adeus à competição, somente com uma combinação muito difícil de acontecer é que os equatorianos passam para a próxima fase. O compromisso seguinte do Verdão é na quarta-feira que vem, quando pega o
Colo Colo lá no Chile.
imagem: globoesporte.com


1º de maio, o dia perfeito para uma visita


Faltam apenas seis meses para a escolha da sede das Olimpíadas de 2016 e nesse período acontece a parte mais importante na escolha: a visita do Comitê Olímpico Internacional (COI) aos locais onde serão construídas as futuras instalações olímpicas. A visitação já foi feita em Chicago e em Tóquio. Aqui no Brasil, a data de chegada dos 13 integrantes da comissão foi marcada para o dia 27 de abril e a duração da estadia no país será de uma semana. Nesse período, o Comitê Rio 2016 terá o trabalho de provar que a cidade é, de fato, a melhor escolha para sediar os jogos. Uma preocupação que a organização brasileira tinha era o problema do trânsito, por isso, estrategicamente, marcou a data da visita às instalações, o momento mais importante, para o dia 1º de maio, feriado internacional.

Os sete dias servem para os inspetores do COI observarem os temas destacados nos dossiês de candidatura das cidades. Após a análise do que viram, sete dos 13 membros votam, contudo, juntamente com os outros seis, fazem um relatório. Com base nos documentos, ocorre a votação com mais 91 eleitores do COI, que irão eleger a cidade-sede. No dia 2 de outubro o resultado é divulgado.

Uma entrevista coletiva será realizada no dia 2 de maio, quando os membros do COI demonstrarão as impressões que tiveram depois da visita. No dia seguinte, já partem para Madri, última cidade a ser inspecionada.

A espectativa em relação à visita é grande, Chicago e Tóquio foram muito elogiadas, por isso o Rio tem que impressionar os inspetores para conseguir realizar o tão esperado sonho de sediar uma olimpíada.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Corinthians vence e enfrenta o Santos na final


O Paulistão tem seus dois finalistas. O primeiro foi o Santos, que bateu o Palmeiras no sábado, e neste domingo, contra o São Paulo, o Corinthians conquistou a vaga na final.

No primeiro tempo não houve muita emoção. As equipes, com esquemas táticos ofensivos, não conseguiam furar os sistemas defensivos. O Tricolor, que havia perdido o jogo de ida, precisava da vitória e partia mais para o ataque, enquanto que os alvinegros preferiam os contra-ataques.

As principais chances tricolores ocorreram aos 12 minutos com Washington e aos 19, com Jorge Wagner, em ambas o goleiro Felipe salvou o seu time.

Pelo lado alvinegro, Ronaldo se movimentava bem, mas não conseguia que a bola chegasse aos seus pés e só aos 32, fez Bosco, no lugar de Rogério Ceni machucado, fazer uma boa defesa.

A primeira etapa terminou mesmo no 0 a 0.

Na segunda parte, o jogo mudou, ficou mais emocionante. Antes do primeiro minuto, Borges já havia mandado a bola na trave após uma cabeçada. O Corinthians mantinha a postura de sair em contra-ataques perigosos.

Justamente num contra-ataque, os alvinegros chegaram ao gol. Aos 10, Douglas pegou a bola no campo de defesa, tocou para Ronaldo, que num bom passe para Jorge Henrique, deixou-o em posição para marcar, o atacante chutou e acertou na trave, no rebote Douglas, sozinho, empurrou para o fundo do gol. Apenas dois minutos depois, mais um gol. Ronaldo recebeu um lançamento de Cristian e, na velocidade, lembrando os velhos tempos, ganhou de Rodrigo e, na saída de Bosco, deu um toque para tirar do goleiro. A torcida corintiana explodiu de alegria.

O São Paulo sentiu o golpe, passou a atacar, mas errando muitos passes, não conseguia ameaçar o adversário. Já o Corinthians tinha espaço para ampliar, mas sem objetividade, não aproveitava as chances.

Aos 38, o Tricolor ficou com menos um em campo, pois Rodrigo deu um carrinho em Dentinho, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Final de jogo: Corinthians 2 a 0 em pleno Morumbi.
O campeonato será decidido nos próximos dois domingos e, por ter melhor campanha, o Corinthians joga por dois empates. É bom lembrar que vai ser a primeira final de Paulistão entre
o Time da Vila e o Time de Parque São Jorge.
imagem: globoesporte.com

Gol contra estende a decisão carioca


O Flamengo conquistou o título da Taça Rio ao vencer, hoje à tarde, o Botafogo por 1 a 0, no Maracanã. Com o resultado, o Rubro-Negro evitou que o Alvinegro conseguisse ser campeão direto do Carioca.

O jogo foi muito brigado, com as equipes se respeitando muito. O Flamengo manteve a posse de bola, o problema é que não conseguia ser objetivo e marcar o gol, já o Botafogo aproveitava o espaço dado pelo adversário proporcionado, principalmente, pelo zagueiro Fábio Luciano, pois como o time não tinha um armador, ele é que estava saindo para fazer essa função e deixava um buraco na defesa.

Aos 14, Victor Simões recebeu um passe de Maicosuel, mas de frente para o gol, chutou ao lado da meta de Bruno e perdeu a primeira chance botafoguense na partida. Minutos depois, outra oportunidade para os alvinegros foi desperdiçada quando, dentro da área, após um bate-rebate, a bola sobra para Maicosuel, que chuta na trave. No final do primeiro tempo, aos 42, outra chance de marcar. Numa cobrança de falta, o capitão Juninho manda um "foguete" e a bola passa muito próxima ao gol rubro-negro.

Na segunda etapa, o Flamengo voltou atacando mais e aos 15 minutos, após a tentativa de Kleberson, que chutou de longe, o goleiro Renan espalmou. Apenas dois minutos depois, o gol rubro-negro. Alessandro fez falta em Juan perto da área. Após a cobrança, a bola foi parar na cabeça do atacante flamenguista Emerson, que tocou para dentro da pequena área e ao tentar tirar, o zagueiro botafoguense botou, de canela, a bola para o próprio patrimônio, gol de Emerson, mas não o rubro-negro e sim, o alvinegro.

O Botafogo resolveu ir para o ataque, mas sem organização. O Flamengo, usava os contra-ataques e gerava perigo para Renan. No final do jogo, nos acréscimos, o lateral Tiaguinho foi expulso ao fazer falta feia em Juan e não joga a primeira partida da final.

Ao final do jogo, o Rubro-Negro festejou a vitória e o título da Taça Rio.

Nos próximos dois domingos as duas equipes irão se encontrar mais uma vez para ver quem conquista o título de campeão carioca. Os dois jogos prometem.
imagem: globoesporte.com


domingo, 19 de abril de 2009

Passeio colorado e título na mão


Numa tarde perfeita, o Internacional sagrou-se bicampeão gaúcho.

A equipe foi avassaladora, não deu nenhum espaço para o Caxias jogar. Logo aos seis minutos, o Colorado já marca o primeiro gol, Magrão após cruzamento de D'Alessandro, completa de cabeça e balança as redes do adversário. Aos 15, Taison amplia depois do cruzamento do lateral Kléber e três minutos mais tarde, Nilmar recebe de Bolívar e faz o terceiro do Inter. Pouco tempo depois, aos 22, o atacante repete a dose e marca mais um.

A tarde estava tão iluminada, que até quem não costuma marcar deixou o seu gol. Aos 32 o argentino Guiñazu fez a torcida colorada festejar, Inter 5 a 0. Mas ainda cabia mais, aos 39, Magrão viu o goleiro adiantado e meteu por cobertura, a bola foi no ângulo. Mais quatro minutos adiante, o placar já mudava de novo, Taison fez uma boa jogada e mandou para D'Alessandro livre converter, 7 a 0. Ao final da primeira parte, o goleiro Rafael do Caxias não segurou as lágrimas e foi chorando para o vestiário.

Após o intervalo, o Colorado preferiu tocar a bola, segurar o resultado. O time relaxou tanto que levou um gol, aos 20 minutos, o colombiano Cristian Borja fez uma bonita jogada e mandou para as redes. O detalhe é que a tarde estava tão especial para os colorados, que a torcida até aplaudiu o gol feito pelo jogador adversário.

O tempo foi passando e o placar parecia se manter como estava, mas no fim do jogo, aos 43, Álvaro completou o cruzamento de Kléber e definiu o placar. Inter, bicampeão invicto 8, Caxias 1. O Beira-Rio foi só festa.

imagem: globoesporte.com

É Tetra!


Neste domingo os pernambucanos conheceram o seu campeão estadual, na verdade, o seu tetracampeão: o Sport. O time conquistou o título hoje, ao empatar em 0 a 0 com o Náutico, nos Aflitos.

O jogo foi emocionante do início ao fim, com os dois goleiros tendo atuações impecáveis. Logo no primeiro minuto, o alvirrubro já proporcionou um lance perigoso com Carlinhos Bala. Mas o jogo não teve apenas o Sport se defendendo, o time também proporcionou jogadas que assustaram os donos da casa, no entanto, com o empate à favor, é natural ter priorizado a defesa.

O Timbu seguiu no ataque, mas parou no bom sistema defensivo rubro-negro e nas mãos do goleiro Magrão. O primeiro tempo fecha com tudo igual no placar.

O Sport voltou para o segundo tempo melhor e o time alvirrubro com a mesma postura da etapa inicial, com isso, o jogo ficou mais emocionante ainda.

Aos quatro minutos, Moacir é puxado na área, mas o árbitro Héber Roberto Lopes não marca nada. O Sport continua na ofensiva, contudo, não consegue balançar as redes do goleiro Eduardo. O Náutico tenta responder, mas sem êxito nas suas conclusões.

O Leão, mantendo a bola sob controle só administrou o resultado, conseguiu segurar o empate fora de casa e conquistou o tetracampeonato de maneira invicta, festa da torcida rubro-negra no Estádio dos Aflitos.
imagem: ESPN-BRASIL

Cruzeiro vence e decide campeonato com o Atlético-MG


O Cruzeiro confirmou hoje o lugar na final do Campeonato Mineiro ao bater o Ituiutaba por 2 a 1 no Mineirão. A Raposa podia perder por até três gols de diferença, pois no primeiro jogo da semifinal venceu por 4 a 1.

No jogo deste domingo, o time azul não teve nenhuma dificuldade, já começou no ataque, aos três minutos criou a sua primeira chance de gol. O Ituiutaba, ao contrário, não ofereceu muito perigo ao gol do goleiro Fábio, só aos 28, é que atacou a meta adversária, Marquinhos arriscou um chute fraco de fora da área e o goleiro cruzeirense defendeu sem complicação. A primeira etapa terminou com o placar que começou, 0 a 0.

No segundo tempo o jogo permaneceu do mesmo jeito, o Cruzeiro pressionando o time visitante que se manteve na defesa e aos 11, os donos da casa abriram o marcador. Depois do chute de Wagner, o goleiro espalmou e Wanderley não desperdiçou. Dois minutos mais tarde, o zagueiro Leonardo ampliou para a Raposa, agora no placar: 2 a 0.

O Ituiutaba ainda diminuiu com Paulinho Pedalada, aos 33 minutos, mas não dava mais para tirar a vaga das mãos cruzeirenses. O jogo terminou assim mesmo, Cruzeiro 2 a 1.

O competição será decidida com um clássico, pois o Atlético-MG também garantiu seu lugar na final.

imagem: ESPN-BRASIL (espn.com.br)

sábado, 18 de abril de 2009

Tensão no Palestra e Santos na final


O primeiro finalista do Campeonato Paulista foi definido hoje, após o jogo entre Palmeiras e Santos, no Palestra Itália. A partida foi marcada por brigas, expulsões, gols e até frango de goleiro.

O Peixe dominou o jogo. Muito bem postado em campo, com uma boa marcação e tocando bem a bola, não deu espaço para o Alviverde jogar. Com o domínio santista, apenas aos 12 minutos é que o Palmeiras criou a sua primeira jogada perigosa: após cruzamento de Fabinho Capixaba, Diego Souza dominou e chutou, a bola passou perto do travessão.

Mas cinco minutos depois, o Santos abriu o placar com Madson, o "baixolinha" recebeu de Neymar, venceu os zagueiros na velocidade e, de frente para o gol, só teve o trabalho de tocar na saída de Marcos.

Começando atrás no placar, o time da casa foi para o ataque, no entanto sem objetividade. Com a equipe não demonstrando sinais de reação, a torcida começou a se manifestar, reclamando muito do técnico Vanderlei Luxemburgo e do atacante Keirrison. No final do primeiro tempo o placar terminou mesmo mostrando 1 a 0 para o Santos.

Na segunda etapa, o Alviverde voltou com duas modificações: saíram Lenny e Jumar para a entrada de Deyvid Sacconi e Ortigoza. Com isso o time ficou mais ofensivo, o problema é que o Alvinegro ganhou espaço para os contra-ataques e aos seis minutos, Paulo Henrique fez um bom lançamento para o garoto Neymar, que entrou na área e foi derrubado por Maurício Ramos, pênalti. O zagueiro já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso. Na cobrança da penalidade Kléber Pereira não desperdiçou, Santos 2 a 0.

O jogo estava no controle santista porque precisando de três gols, o time alviverde foi ao ataque no desespero, mas não gerava perigo. Até que aos 29, o goleiro Fábio Costa resolveu dar esperanças para os donos da casa: num chute fraco de Pierre de fora da área, a bola passou por entre as pernas do santista, que se abaixava para encaixar a bola, um frango daqueles. O gol animou os palmeirenses, a virada podia acontecer, contudo, a situação que já estava complicada se complicou ainda mais, pois aos 36, Diego Souza discutiu com o zagueiro Domingos e o árbitro Sálvio Spinola expulsou os dois. Em seguida, ao saírem de campo, o palmeirense empurrou o santista, que caiu no chão simulando uma agressão mais forte. Diego, revoltado, partiu para cima do defensor e foi contido pelos companheiros, mas se livrou deles e deu um pontapé no adversário.

Após a cena lamentável, o Peixe voltou a dominar e conseguiu manter o resultado de 2 a 1 ao seu favor.

O adversário do Santos sai amanhã na partida entre São Paulo e Corinthians, que ocorre no Morumbi. É só esperar.

imagem: globoesporte.com
No detalhe: camisa 9 - Kléber Pereira; camisa 10 - Madson

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Liberados para a final



Neste domingo, contra o Flamengo, o Botafogo vai poder contar com o capitão Juninho e com Alessandro, que foram liberados pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

Os dois jogadores foram denunciados no artigo 255 (Praticar ato de hostilidade contra adversário ou companheiro de equipe) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, pelo que aconteceu no jogo contra o Fluminense, ainda pelo returno do Campeonato Carioca. Na ocasião, os dois jogadores tentaram tirar a bola de Fabinho, volante do Tricolor, e agiram de modo violento: o lateral alvinegro deu um pontapé no adversário, sendo expulso pelo árbitro, já o zagueiro não foi punido na hora, mas após a partida o vídeo do lance foi analisado pela procuradoria do TJD, que o denunciou por ato violento.

No entanto, o processo ainda está correndo, os atletas não estão completamente livres da justiça, pois outro julgamento acontecerá na quarta-feira que vem, ou seja, se o Alvinegro não conquistar o título direto do Carioca neste final de semana, corre o risco de ter os dois jogadores como desfalques na primeira partida da final, no dia 26 deste mês.

Pelo lado do Flamengo, a diretoria não escondeu o inconformismo com a decisão do TJD em relação a Juninho e Alessandro. Os rubro-negros alegam que tentaram o mesmo para o goleiro Bruno e não tiveram êxito. Veja a nota emitida pelo clube:

"O C.R.Flamengo manifesta o seu inconformismo com a decisão do Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Ferj, sr. Antonio Wanderler que concedeu efeito suspensivo ao Botafogo F.R. liberando seus jogadores Juninho e Alessandro, que foram punidos pelos mesmo Tribunal com pena de suspensão de 2 jogos, para a decisão da Taça Rio.

Na semana anterior negou pedido idêntico ao C.R.Flamengo para liberar o goleiro Bruno, do mesmo modo punido pelo Tribunal.

A conduta do sr. Presidente do Tribunal Antonio Wanderler revela que usou de dois pesos e duas medidas, o que dá ao Flamengo o direito de considerar a referida decisão, no mínimo, incoerente.

Rio de Janeiro, 17 de abril de 2009

C.R.Flamengo"

Mas nem tudo é reclamação por parte do Flamengo, pois o técnico Cuca foi liberado para dirigir o time à beira do gramado na final contra o Botafogo. Nesta sexta-feira, o TJD converteu em penas alternativas os quinze dias de suspensão que restavam para o treinador cumprir. Agora ele terá que dar três palestras na Comissão de Arbitragem e doar cestas básicas, tudo porque foi punido por trinta dias pelas ofensas feitas ao árbitro Luiz Antônio da Silva Santos no clássico contra o Vasco.

Para a final da Taça Rio, tanto o Botafogo como o Flamengo ganharam reforços importantes vindos de decisões judiciais e eles chegam para deixar este confronto de domingo ainda melhor.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A rede não parou na Copa do Brasil



A quarta-feira foi movimentada nos campos do país, é a Copa do Brasil.


Em Caruaru o Vasco visitou o Central pelo jogo de ida e goleou por 3 a 0 com gols de Rodrigo Pimpão marcando duas vezes e Alan Kardec fechando a conta. Com o resultado a equipe cruzmaltina eliminou o jogo de volta e já está classificado para as oitavas. Agora vai jogar apenas no dia 29 deste mês quando enfrenta o próximo adversário da competição, que pode ser ou Confiança-SE ou Icasa-CE.


Outro time que jogou nesta quarta foi o Corinthians, que viajou à Campo Grande para enfrentar o Misto-MS, e como o Time da Colina, eliminou o jogo de volta ao vencer por 2 a 0, gols de Chicão (cobrando pênalti) e André Santos. O time agora espera o adversário das oitavas-de-final, que pode ser Atlético-PR ou ABC, mas o foco, no momento, é a semifinal do Paulistão contra o São Paulo, que ocorrerá neste domingo, no Morumbi.


Já o Atlético-MG jogou contra o Guaratinguetá e não evitou o empate em 2 a 2 (Diego Tardelli fazendo dois gols pelo Galo e Guaru e Nenê para os paulistas). Com isso, o time mineiro não evitou o jogo de volta, que ocorrerá próxima semana, no Mineirão. Mas, neste sábado tem um jogo contra o Rio Branco valendo pelas semifinais do Campeonato Mineiro.


O Vitória, em casa empatou em 1 a 1 (Leo Dias abriu a contagem para o Alviverde e Neto Baiano igualou para o Rubro-Negro) com o Juventude e passou para a próxima fase. O primeiro jogo ficou no 2 a 1 para o Leão, em Caxias do Sul. Agora a equipe enfrenta o vencedor de Atlético-MG e Guaratinguetá.


No Castelão o Fortaleza fez o dever de casa e bateu o Paraná por 2 a 1(Marcelo Nicácio e Guto, para o Tricolor cearense e o estreante Danielzinho diminuiu para os paranaenses). Um empate garante o time nordestino na fase seguinte e uma vitória por 1 a 0 dá a vaga ao Tricolor paranaense. Quem se classificar pega o Flamengo.


E próxima semana tem mais Copa do Brasil, não perca.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Num jogo, oito gols e muita emoção; no outro, facilidade catalã




Na Europa, a Liga dos Campeões foi o destaque desta terça-feira. Em jogos decisivos e eletrizantes Chelsea e Liverpool, e Bayern e Barcelona brigaram por vagas nas semifinais do campeonato.


Na Inglaterra, Chelsea e Liverpool se enfrentaram no Stamford Bridge. No primeiro jogo, em casa, o time vermelho perdeu por 3 a 1, por isso na partida de hoje tinha que vencer e tirar a diferença de gols necessária. Para o time londrino a vaga estava praticamente assegurada, era só controlar o jogo, ainda mais que um dos melhores jogadores do adversário, Steven Gerrard não iria participar, parecia fácil. Mas quando começou o confronto, os Reds foram para cima e em apenas trinta minutos já venciam por 2 a 0 (gol brasileiro de Fábio Aurélio, aos 19 e Xabi Alonso aos 28), só mais um gol para tomarem a vaga dos Azuis. O primeiro tempo terminou assim mesmo. Na segunda etapa, a partida sofreu uma reviravolta, pois aos 6 minutos, Drogba diminuiu para o Chelsea, aos 12, mais um gol verde-amarelo com o zagueiro Alex empatando e aos 31, Frank Lampard virou o jogo. Quando a equipe de Londres parecia ter assegurado a vaga, outra mudança aconteceu: aos 36, o brasileiro Lucas deixou a partida empatada de novo e dois minutos depois, Kuyt marcou, virada vermelha e delírio dos torcedores já que com o placar assim, apenas um gol separava o Liverpool da vaga para a próxima fase. No entanto, no final do jogo, aos 44 minutos, Lampard mais uma vez, fez para os Azuis e definiu o placar. Final, 4 a 4 e Chelsea garantido na semifinal da competição.


O adversário dos Blues será o Barcelona, que também assegurou a vaga hoje ao empatar com o Bayern, em Munique, por 1 a 1. A situação era muito confortável para a equipe catalã, pois no jogo de ida, em casa, venceu por 4 a 0. O time alemão precisava da vitória e saiu na frente logo aos 2 minutos com o francês Franck Ribéry. Parecia que a situação ocorrida em Londres iria se repetir, mas não, os espanhóis mantiveram o controle da partida chegando inclusive ao empate com Keita, aos 27 do segundo tempo. O placar terminou assim mesmo.


A Liga dos Campeões chega na sua reta final e a espectativa é de jogos de alta qualidade com grandes equipes disputando o título, vale a pena ficar ligado.
imagem: esporte interativo

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Dois gols salvadores de Borges e vaga garantida nas oitavas


Hoje o São Paulo jogou, no Morumbi, pela Libertadores contra o Defensor/Uruguai. O time brasileiro teve muitas dificuldades, mas bateu o adversário por 2 a 1 de virada.
No primeiro tempo, o Tricolor teve uma atuação apagada, fazendo uma partida muito ruim. A equipe não atacava e errava passes demais, faltava inspiração e com isso os uruguaios aproveitavam para levar perigo ao gol são-paulino em ataques perigosos. E aos 38 minutos veio o castigo, numa cobrança de falta para a área do São Paulo, Rogério Ceni saiu mal e colocou a bola para dentro do próprio gol, que frango. Com esse resultado o Tricolor tinha que partir para o ataque, mas isso não aconteceu e a sonolência do time continuou até o segundo tempo, dessa forma a torcida não aguentou, perdeu a paciência com os jogadores e as vaias soaram pelo estádio. O técnico Muricy Ramalho também se aborreceu e resolveu deixar a equipe mais ofensiva tirando Zé Luis e colocando Dagoberto, que entrou com vontade e mudou o modo de jogar do São Paulo. O time foi para cima do Defensor, que passou a jogar na defesa e essa mudança de comportamento dos brasileiros trouxe o apoio de volta dos torcedores. O empenho deu certo, pois aos 25, depois de um cruzamento vindo da direita, a bola sobra para Borges que, impedido, põe no fundo do gol uruguaio. Quatro minutos depois vem a virada, após cruzamento de Junior Cesar e falha da defesa, mais uma vez Borges deixa sua marca, seu segundo gol na partida e o quinto no campeonato. Com o resultado à favor, o São Paulo passou a tocar a bola esperando o tempo passar.
A vitória deixou o clube brasileiro como lider isolado do seu grupo acumulando dez pontos, garantindo-o na fase seguinte da competição, isso porque Defensor e Independiente de Medellín só possuem quatro e restam apenas mais duas rodadas.
Agora o próximo compromisso do São Paulo é no fim de semana, pela semi-final do Campeonato Paulisa, jogando contra o Corinthians. Pela Libertadores o time joga na quarta-feira que vem enfrentando o Independiente de Medellín na Colômbia.
imagem: ESPN-BRASIL (espn.com.br)

terça-feira, 7 de abril de 2009

Vitória fácil e vaga próxima


Nesta terça-feira teve Brasil na Libertadores, o Grêmio jogou contra o Aurora/Bolívia, em casa, no Estádio Olímpico. O jogo foi muito fácil para o Tricolor, que permaneceu praticamente todo o tempo no ataque, enquanto os bolivianos não saíram da defesa. A superioridade gaúcha foi tanta, que o time cansou de perder gols, pressionando muito o adversário. No entanto, o primeiro gol foi convertido apenas aos 32 minutos, quando o zagueiro Rafael Marques fez de cabeça aproveitando passe de Tcheco. Mesmo saindo na frente, o Grêmio continuou atacando, mas no segundo tempo resolveu "pisar no freio", dando um pouco de espaço para a outra equipe. É claro que a torcida gremista não gostou, chegando em alguns momentos a se manifestar negativamente, mas para evitar qualquer problema, aos 18 minutos da etapa complementar, o argentino Maxi Lópes, após cruzamento de Herrera, marcou de cabeça e levou os torcedores à loucura. E o Tricolor ainda fez mais um, aos 37, Réver acertou um voleio depois de uma bola espirrada e fechou a conta no Olímpico, 3 a 0 Grêmio.

A vitória deixou o Tricolor gaúcho muito perto da próxima fase, agora um simples empate garante a vaga. Já o Aurora permanece sem nenhum ponto e na lanterna do grupo.

O próximo compromisso gremista na competição é na quarta-feira da semana que vem, quando pega o Universidad, em Santiago.

É bom lembrar que a partida de hoje foi a primeira depois que o técnico Celso Roth foi demitido, o clube procura um substituto para o cargo e espera encontrá-lo rapidamente.
imagem: globoesporte.com

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Arquivado



Nesta segunda-feira, a polícia de West Yorkshire informou que o atacante Robinho está livre da acusação de estupro envolvento uma moça, em janeiro. Na ocasião, a garota de 18 anos acusou o jogador brasileiro de ter cometido abuso sexual numa boate localizada na cidade inglesa de Leeds.
Na época, a imprensa inglesa noticiou que o atacante havia sido detido e devido ao pagamento de fiança, liberado logo em seguida. Robinho negou tudo dizendo ter sido convocado apenas para prestar esclarecimentos.
"Após a acusação de agressão ocorrida em uma casa noturna em Leeds, em 14 de janeiro de 2009, o assunto foi investigado e um homem foi preso e posto em liberdade após pagamento de fiança. Um informe foi encaminhado ao Serviço de Fiscalização da Coroa (CPS), que decidiu que não tomará outras medidas", declarou a polícia através do seu porta-voz.
O assessor do brasileiro, Chris Nathaniel comemorou a decisão, reafirmando a inocência de Robinho e agradecendo em nome dele a todos os que o apoiaram. O porta-voz disse ainda que agora o foco principal do atacante é ajudar o Manchester City nessa reta final de temporada.

Paulistão com tudo


No Campeonato Paulista a última rodada foi marcada por jogos de tirar o fôlego.

Em Campinas o Santos enfrentou a Ponte Preta e sofreu para conseguir a vitória que o colocou nas semifinais da competição. O Peixe começou ganhando com um gol de Kléber Pereira no primeiro tempo, mas na etapa complementar sofreu a virada com David e Gum marcando para a Macaca e foi aí que o artlheiro Kléber Pereira reapareceu no jogo marcando mais dois gols e garantindo a equipe na próxima fase.

No Palestra Itália, o Palmeiras bateu o Botafogo-SP de virada por 2 a 1. Betão marcou para a equipe de Ribeirão Preto, Ortigoza e Diego Souza converteram para o Alviverde. A vitória palmeirense confirmou a primeira posição na tabela.

Em Presidente Prudente, o São Paulo, com apenas três titulares(Rogério Ceni, Miranda e Arouca) empatou com o São Ceatano em 2 a 2 e ficou mesmo na vice-liderança. Os gols foram de André Lima e Renato Silva para o Tricolor, enquanto Luan e Marcelo Batatais fizeram para o Azulão.

Fora de casa, o Corinthians não passou de um empate com o Mirassol, chegando a estar perdendo por 2 a 0. Éder e Roger colocaram o time da casa em vantagem, mas Chicão e Dentinho igualaram o marcador. Com o resultado, o time de Parque São Jorge terminou em terceiro lugar.

No Canindé, Portuguesa e Santo André brigavam, juntamente com o Santos, por uma vaga na próxima fase. A Lusa fez a sua parte, venceu por 2 a 1, mas o resultado em Campinas tinha que ser favorável para a classificação ser consolidada e era isso que acontecia: o jogo estava empatado em 2 a 2, até que aos 43 minutos do segundo tempo Kléber Pereira marcou o gol da vitória santista, agora a Portuguesa precisava de mais um gol para recuperar a vaga, fato que não se consolidou. No fim, nem Portuguesa nem Santo André conseguiram se classificar.

Agora pelas semifinais, o Palmeiras pega o Santos e o São Paulo enfrenta o Corinthians, sendo que o Alviverde e o Tricolor possuem a vantagem de empatar nos dois jogos, além de jogar a última partida em casa.

Na parte de baixo foram rebaixados Guaratinguetá, Marília, Guarani e Noroeste.

domingo, 5 de abril de 2009

Decisão no Carioca


O domingo foi de decisão pelo Carioca.

Na Taça Rio, os quatro grandes confirmaram a egemonia que tiveram durante a competição e avançaram para as semifinais sem problemas.

Em São Januário, o Vasco recebeu o Bangu e sapecou 4 a 0. O time de Moça Bonita ainda tinha chances(muito remotas) de conseguir uma vaga na próxima fase da competição, para isso precisava golear o Time da Colina e torcer contra Flamengo e Botafogo, mas quem mexeu no placar foi o dono da casa com Rodrigo Pimpão, o goleiro Tiago de pênalti, Alan Kardec e Pimpão de novo. Com a vitória a equipe cruzmaltina garantiu a liderança do Grupo A.


Um outro jogo foi Resende e Botafogo, no estádio Giulite Coutinho, em Édson Passos. O alvinegro precisava da vitória para garantir a vaga na semifinal e, por isso, partiu para cima do adversário marcando quatro gols com Reinaldo, Victor Simões, Maicosuel e Jean Carioca, final: 4 a 0. Agora o Botafogo tem a oportunidade de ganhar o segundo turno e ser campeão carioca direto, algo que não acontece desde de 1998 quando o Vasco realizou o feito.


No clássico da rodada, no Maracanã, Flamengo e Fluminense empataram em 1 a 1, com gols de Alan para o Tricolor e Emerson, nos acréssimos, para o Rubro-Negro. O resultado deixou o Flu em segundo no Grupo A e o Fla na liderança do Grupo B.


Agora vem as semifinais com Vasco enfrentando o Botafogo e o Flamengo, de novo, medindo forças com o Fluminense.


Mas na rodada também esteve presente a briga contra o rebaixamento e ao final de jogos emocionantes, ainda não está definido o clube que vai cair junto com o Mesquita. Isso porque Cabofriense e Volta Redonda empataram em número de pontos e agora vão jogar entre si, decidindo quem vai cair para a Série B do Campeonato Carioca.

sábado, 4 de abril de 2009

O domingo pega fogo



O domingo vai "pegar fogo" com os clássicos dos campeonatos estaduais do Brasil. No Gauchão tem Gre-Nal; em Pernambuco tem Sport e Santa Cruz; e Fla-Flu no Rio.
Em Porto Alegre, o Internacional recebe o Grêmio no Beira-Rio pelo Campeonato Gaúcho e dois ingredientes apimentam mais ainda o clássico:além do confronto valer uma vaga na semifinal da competição, ele acontece um dia depois do Colorado comemorar o seu centenário. Ou seja, para o Inter, vencer é a chance de fechar a sua comemoração com chave-de-ouro, já para o Tricolor a vitória é a oportunidade de estragar a festa do rival. O certo é que o vencedor vai ter motivos em dobro para festejar e provocar o perdedor.

Na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Pernambucano, o Sport recebe o Santa Cruz num jogo decisivo para as duas equipes. O rubro-negro, líder da competição com apenas um ponto de vantagem em relação ao Náutico, quer a vitória para tentar disparar na tabela de classificação e ser campeão do returno, consagrando-se assim, campeão direto do campeonato. Do outro lado, o Santa precisa da vitória para continuar vivo no Pernambucano, pois com 16 pontos, seis a menos que o rival, a derrota significaria a sua desclassificação matemática(restariam duas rodadas e o Sport ficaria nove pontos à frente). Por isso, o clima é de decisão.

Pelo Carioca, apenas o Flamengo tem interesse no Fla-Flu, porque para garantir matematicamente a vaga na semifinal a vitória é necessária, no entanto, o técnico Cuca tem problemas para escalar o time e vai contar com apenas quatro titulares. No lado Tricolor, o jogo é tratado como um amistoso, o "amistoso de luxo", pelo fato do time ter o lugar confirmado na próxima fase da competição e o risco do rival não conseguir a vaga ser praticamente nulo.

Para o rubro-negro ficar de fora da semifinal é preciso que perca no clássico e o Bangu ganhe do Vasco, tendo ainda o porém do saldo de gols, pois o Fla tem um saldo muito maior que o Bangu, são +9 contra +1. Mas mesmo com jeito de amistoso, Fla-Flu é Fla-Flu e num jogo assim as duas equipes entram para vencer.

A espectativa é de confrontos emocionantes nesse domingo à tarde, por isso vamos nos ligar nos jogos, pode torcer à vontade, mas sempre lembrando: PAZ SEMPRE.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

O capitão anuncia a sua retirada


O capitão do Flamengo, Fábio Luciano, surpreendeu a todos hoje na sala de imprensa da Gávea ao anunciar a sua aposentadoria para depois do Campeonato Carioca. O zagueiro, líder de todo o grupo rubro-negro, afirmou ter tomado a decisão por não suportar mais a rotina de jogador profissional e porque agora pretende se dedicar à esposa e aos filhos.
Bem, a surpresa em si não foi a decisão de abandonar os gramados, até porque isso já estava previsto para o fim da temporada, mas sim a antecipação desse abandono. O zagueiro é uma peça muito importante na equipe do técnico Cuca, sendo ele e seu companheiro de defesa Ronaldo Angelim, titulares absolutos e é justamente por essa importância que o jogador possui, que a notícia veio de maneira bombástica.
Também na entrevista coletiva, o capitão demonstrou o desejo de passar um tempo descansando com a família e depois retornar ao mundo do futebol, só que como dirigente ou gestor da carreira de jogadores. O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, até aproveitou a ocasião para convidar Fábio Luciano a continuar no clube exercendo uma nova função.
A saga do jogador no rubro-negro começou em agosto de 2007, estreando no Brasileirão como capitão do time e já marcando um gol contra o Náutico. Ao todo, foram 88 partidas disputadas e sete gols marcados pelo clube carioca.
Devido à sua liderança; técnica; e profissionalismo, Fábio Luciano é respeitado por todos do futebol e considerado pela torcida do Flamengo um ídolo.

No finalzinho, o empate


No clássico desta quinta-feira, no Machadão, nem América nem ABC conseguiram a vitória.
No início do primeiro tempo as duas equipes se estudavam, procurando tocar a bola em vez de partir para o ataque. Mas no decorrer do jogo o ABC tomou a iniciativa de atacar e passou a dominar a partida, tendo inclusive oportunidades para marcar seu gol. Simão, do alvinegro, era um dos jogadores mais perigosos, dando muito trabalho aos defensores americanos. Dentre suas jogadas estão dois cruzamentos feitos pela direita para Waldir Papel, que incrivelmente perdeu as duas oportunidades, o atacante, inclusive, parecia não estar com a mira regulada, perdendo outras chances claras de movimentar o marcador. Ao final da primeira etapa o placar ainda indicava 0 a 0.

No segundo tempo o América voltou melhor e equilibrou a partida, sendo até o responsável por abrir a contagem. Aos 24 minutos, Lúcio colocou o alvirrubro na frente cabeceando uma bola cruzada por Helinho. Quatro minutos depois, Erandir empatou ao acertar uma bola de primeira cruzada por Rogerinho. A torcida alvinegra ainda comemorava o gol quando Helinho, um jogador de baixa estatura, cabeceou a bola no meio dos zagueiros abecedistas e deixou o Meca mais uma vez na frente. O dragão estava com a vitória garantida até que aos 44 minutos, após um cruzamento da direita, Waldir Papel, de cabeça, empatou a partida e decretou o placar final, 2 a 2.

Com o resultado o ABC se manteve na liderança da competição, com 15 pontos. Já o América só tem 7 e praticamente deu adeus a qualquer aspiração de chegar à final, o foco agora parece ser o Brasileirão Série B.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Brasil faz o dever de casa e volta a ser vice


Após o jogo de hoje à noite contra o Peru, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, a seleção brasileira fez as pazes com a torcida ao conseguir uma vitória depois do fiasco do domingo passado, quando empatou com o Equador em 1 a 1. Além disso, pelas eliminatórias, a equipe não conseguia nem uma vitória e nem marcar um gol em casa havia três jogos, o último triunfo tinha sido em cima do Uruguai por 2 x 1, em novembro de 2007.

O Brasil dominou o jogo do início ao fim. Aos 17 minutos Luís Fabiano, depois de um pênalti sofrido por Kaká, efetuou a cobrança e inaugurou o placar. Aos 26 minutos ele marcou mais um e aos 19, agora do segundo tempo, Felipe Melo fechou a conta. No entanto, mesmo com o placar dilatado, a seleção não foi muito bem, o resultado conseguido foi mais consequência da fragilidade dos peruanos, do que bom futebol dos brasileiros. O time tocou muito a bola, na maioria das vezes sem nenhuma objetividade e os erros de passe ocorreram com frequência. Bem, mas problemas à parte, o importante foi o resultado alcançado pela nossa seleção.

A vitória brasileira veio no momento certo, pois os adversários que oculpavam as posições superiores não ganharam. Em Santiago, no Chile, a seleção da casa não passou de um empate em 0 a 0 com o Uruguai. No Equador, o líder Paraguai passou aperto e empatou com os anfitriões por 1 a 1. E na surpresa da rodada, a Bolívia não tomou conhecimento da Argentina e conseguiu um resultado histórico, goleou os nossos "hermanos" por 6 a 1, na altitude de La Paz. Com isso, o Brasil chegou a 21 pontos e reassumiu a segunda posição, atrás de Paraguai(24 pontos) e na frente de Chile(20 pontos) e Argentina(19 pontos). Agora a seleção só volta a jogar pelas eliminatórias no dia 06 de junho, contra o Uruguai, em Montevidéu.