domingo, 19 de julho de 2009

O clássico do 2 a 2


Um dos vários clássicos que aconteceram nesta 12ª rodada foi o carioca, entre Flamengo e Botafogo. O curioso é que as duas equipes estão se enfrentando com frequência nos últimos anos e coincidentemente o 2 a 2 vem sendo resultado certo no placar final. Desde 2007, haviam ocorrido cinco empates por dois gols, mas os times se enfrentaram neste domingo e, de novo, o 2 a 2 foi visto no placar do estádio.

Tanto o Flamengo como o Botafogo começaram a partida com receio de atacar. Eles preferiam se estudar. A prova é que apenas aos 15, a primeira jogada perigosa veio acontecer. O cruzamento foi feito para a área de Castillo e Zé Roberto desviou, assustando o goleiro uruguaio. Três minutos depois veio a resposta do Alvinegro, com Victor Simões cabeceando para a boa defesa de Bruno.

A partir desse último lance, só deu Botafogo. Foi um susto atrás do outro para o goleiro Bruno: cruzamentos na área, bola carimbando o travessão e, aos 28, rede balançando, mas para a alegria rubro-negra, o gol de André Lima terminou anulado. Ainda teve os conhecidos foguetes de Juninho para o camisa 1 flamenguista pegar, mas aos 34 não teve jeito, e o Bota inaugurou o marcador. Em outra cobrança de falta do capitão botafoguense, o arqueiro teve dificuldades e deu rebote para a conclusão do lateral-direito Alessandro: 1 a 0.

O Flamengo acordou com o gol sofrido, pressionou o adversário, e aos 40, chegou à igualdade com Adriano. Na cobrança de falta, a bola foi para a área e na falha de marcação alvinegra, o Imperador cabeceou sozinho para as redes de Castillo. E antes do final, quase que Adriano marca o seu segundo gol ao receber o passe e dar um chapéu em Alessandro, no entanto, na finalização mandou a bola por cima do gol. O primeiro tempo acabou mesmo no 1 a 1.

No início da etapa complementar, mais uma vez não ocorreram lances de perigo. Apenas aos 17 veio o primeiro, e de novo dos pés de Juninho. O zagueiro cobrou falta com força e Bruno precisou defender. Dois minutos depois, a resposta: Fierro cruzou para Adriano, que chutou a esquerda do gol de Castillo.

O Botafogo ficou outra vez na frente, aos 26, quando Lúcio Flávio cobrou escanteio para a cabeçada de Renato: 2 a 1.

A partir daí, enquanto o Fla era pressionado pela torcida para conseguir o empate, o Bota seguia no controle da partida, tendo até oportunidades para ampliar. O jogo parecia seguir para uma vitória alvinegra e finalmente a série de empates iria acabar. Apenas parecia, porque aos 43, Emerson conseguiu numa jogada individual, balançar as redes. O atacante recebeu o passe, passou aos trancos e barrancos por Alessandro, chocou-se com Lúcio Flávio, e arriscou da entrada da área. A bola foi no ângulo esquerdo do gol botafoguense, causando uma euforia da parte rubro-negra. Já os alvinegros não gostaram nada, alegando que o centroavante havia feito falta no lance. Os jogadores partiram para cima do árbitro Pericles Bassols e, na confusão, o lateral Alessandro viu o cartão vermelho.

Não teve jeito, o empate prevaleceu e cada um levou um ponto do clássico, que já poderia ser chamado de "Clássico do empate" ou "Clássico do 2 a 2".

O resultado não mudou muita coisa para os dois times na classificação: o Flamengo passou para 16 pontos, mas segue na 10ª posição. Já o Botafogo continua na zona da degola, na 17ª colocação, com 11 pontos.

Na rodada seguinte, o Rubro-Negro recebe o Barueri, no próprio Maracanã. O Alvinegro visita o Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife.

imagem: globoesporte.com

Outros jogos de domingo:

Cruzeiro 1 x 2 Corinthians (Estádio Mineirão)

Grêmio 2 x 1 Internacional (Estádio Olímpico)

Vitória 0 x 0 Atlético-MG (Estádio Barradão)

São Paulo 2 x 1 Santos (Estádio Morumbi)

Atlético-PR 0 x 0 Coritiba (Arena da Baixada)

Sport 1 x 3 Avaí (Estádio Ilha do Retiro)

Barueri 4 x 0 Náutico (Arena Barueri)



Nenhum comentário: