segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mais uma vez no Tricolor


Renato Gaúcho está de volta ao comando do Fluminense, para substituir Vinícius Eutrópio, que havia entrado no lugar de Parreira. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira.

É a quinta passagem de Renato Gaúcho como treinador tricolor. Em 1996, ele, ainda jogador, assumiu a equipe buscando sair da zona de rebaixamento, mas não obteve sucesso. O Tricolor só não caiu devido à virada de mesa que manteve o clube na primeira divisão - o técnico desconsidera essa breve passagem.

Em 2002, ele foi até bem, levando o clube carioca até as semifinais do Campeonato Brasileiro. No meio do ano seguinte Renato Gaúcho foi demitido, mas em outubro do mesmo ano ele voltou.

Em 2007, a melhor passagem do treinador. Nessa temporada ele foi campeão da Copa do Brasil, e no ano seguinte, na Libertadores, ajudou o time a chegar à final do torneio, passando inclusive pelos favoritos São Paulo e Boca Juniors. Parecia tudo bem, pois na decisão o adversário era a LDU de Quito e o último jogo seria em pleno Maracanã, o Flu estava com a mão na taça, mas aí aconteceu o que poucos acreditavam: os equatorianos surpreenderam e venceram, nos pênaltis, calando milhares de torcedores tricolores de todo o Brasil. O pior de tudo foi depois, no Brasileirão, pois o treinador ignorava o baixo rendimento de sua equipe na competição afirmando que a prioridade era a Libertadores, e quando o título sul-americano não veio, o desespero caiu sobre os jogadores e torcedores. O clube estava mal e amargava a lanterna, por isso a situação ficou insustentável e o comandante foi demitido.

Essa é a história de Renato Gaúcho como técnico do Fluminense. Ele se apresenta nesta terça-feira e já tem trabalho para quinta-feira, quando a equipe enfrenta o líder Atlético-MG, no Mineirão.

imagem: ESPN-BRASIL