domingo, 23 de agosto de 2009

Esmeraldino vence e é vice


O Goiás jogou contra o Santos, no Serra Dourada, e fez o dever de casa, não deixando o líder Palmeiras adquirir grande vantagem. O Esmeraldino venceu o Peixe, chegando a 38 pontos, dois a menos que o time de Parque Antártica.

Nos instantes iniciais de partida, o Santos conseguiu bem anular o setor ofensivo goiano e apenas aos 11 minutos veio a primeira chance real dos donos da casa. O atacante Felipe passou por Fabão e tocou para Iarley chutar para a boa defesa do goleiro alvinegro.

Até que aos 19, o placar foi inaugurado. Iarley recebeu na entrada da área e rolou para o lateral-direito Vítor chutar forte. A bola acertou o ângulo direito do arqueiro Felipe, que tentou, mas não alcançou.

O gol fez o Goiás se animar mais ainda e partir em busca de uma maior vantagem. O problema é que espaços começaram a aparecer para os contra-ataques santistas e aos 29, veio a igualdade no marcador. O centroavante Kléber Pereira recebeu um belo passe de Paulo Henrique Ganso, e chutou rasteiro para o gol do goleiro Harlei, que ainda tocou na bola: 1 a 1.

Com o empate o Peixe passou a dominar e teve até chances de virar com Kléber Pereira, mas o atacante não conseguiu balançar as redes. Os dois times seguiram para os vestiários com o empate no placar.

Na etapa complementar, o Santos sentiu a força dos donos da casa, que dominaram. A defesa e, principalmente, o goleiro tiveram muito trabalho para tentar conter a dupla dinâmica esmeraldina Iarley e Felipe. Enquanto o primeiro armava as jogadas, o segundo enfernizava o goleiro, que trabalhava muito bem, fazendo grandes defesas.

Foi um embate de Felipes: o atacante contra o arqueiro, e nesse confronto falou mais alto a habilidade do artilheiro. Logo aos cinco minutos, após cobrança de escanteio pela direita, a zaga alvinegra deu rebote para Felipe dominar de peito e mandar um chutaço de fora da área, sem chance nenhuma para o xará santista.

Aos 20, aconteceram as estreias esperadas pelas torcidas dos dois clubes. Fernandão entrou no lado esmeraldino e Emerson no lado alvinegro. No entanto, não fizeram grandes atuações.

O confronto entre Felipes continuava, o atacante chutava e o goleiro defendia. Se não fosse a bela atuação do arqueiro, o Santos teria saído de campo com uma goleada nas costas.

Mas no fim do jogo, aos 41, o zagueiro João Paulo, do Goiás, resolveu fazer falta em Madson. Resultado: recebeu o segundo cartão amarelo e foi para o chuveiro alguns minutos mais cedo. Os visitantes tentaram aproveitar a vantagem numérica, mas não tiveram êxito.

Após o apito final, o Goiás venceu por 2 a 1, assumindo isoladamente a vice-liderança do campeonato. Já o Peixe ficou nos 28 pontos e é o 11º na tabela de classificação.

O próximo compromisso do Goiás é no Beira-Rio, contra o Internacional, em jogo válido pela 22ª rodada. Já o Peixe joga nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, contra o mesmo Colorado, só que em confronto válido pela 16ª rodada. Como o clube gaúcho estava em uma competição no Japão, a partida atrasada foi marcada para esta semana, no dia 26.

imagem: globoesporte.com

Outros resultados de domingo:
Atlético-PR 1 x 0 São Paulo (Arena da Baixada)

Corinthians 3 x 3 Botafogo (Estádio Pacaembu)

Fluminense 0 x 0 Barueri (Estádio Maracanã)

Grêmio 4 x 1 Atlético-MG (Estádio Olímpico)

Avaí 3 x 0 Flamengo (Estádio Ressacada)

Cruzeiro 4 x 2 Náutico (Estádio Mineirão)


Um comentário:

Luan Jales disse...

Vencer o Inter lá no Rs é bem complicado mas o Goiás tem total chances de conseguir, pelo menos, um empate.

Dessa rodada destaco o Avaí, que alconçou o G-4 e mantém a impressionante arrancada e o meu Sport, que passou a lanterna pro Fluminense após ganhar em casa do Vitória. Embora a situação seja complicada, ainda tenho esperanças de sair dessa!

Ainda em relação ao Avaí, agora virão os jogos em que o time catarinense não foi bem no primeiro turno. As ruin colocações durante a primeira fase da competição se deram devido às derrotas sofridas pelos times que hoje habitam a parte superior da tabela, que são justamente os próximos adversários do Leão.