quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Botafogo e Cruzeiro perdem com empate


Em jogo atrasado, válido ainda pela 11ª rodada do Brasileirão, Botafogo e Cruzeiro empataram no Engenhão por 1 a 1. O resultado não foi bom para nenhum dos dois, que permanecem em situação desconfortável na tabela.

Nos primeiros minutos, a Raposa procurou mais o ataque, principalmente com o equatoriano Guerrón, que criava boas jogadas. Mas aos poucos o Alvinegro foi se organizando e passou a se sobrepor ao adversário.

O meia botafoguense Michel fazia um bom jogo, efetuando grandes lançamentos para os companheiros de ataque. O centroavante André Lima recebeu duas boas assistências do meio-campista, mas perdeu os gols, causando angústia na torcida.

Até que, aos 32, em fim a torcida alvinegra viu a rede mineira balançar. Michel fez mais um lançamento, agora para Lúcio Flávio, que driblou o goleiro Fábio e tocou para o gol: 1 a 0.

Vendo-se atrás no placar, o Cruzeiro aumentou o ritmo e nos últimos minutos pressionou o Botafogo, entretanto, não conseguiu a igualdade antes do fim dos 45 minutos iniciais.

O resultado da partida começou a mudar logo aos quatro minutos da etapa complementar, pois Fahel fez falta em Henrique, recebeu o segundo cartão amarelo e viu o vermelho, deixando o Bota com um homem a menos.

Com vantagem no número de jogadores em campo, o time mineiro conseguiu o empate, aos 21. Em cobrança de escanteio, Thiago Ribeiro venceu Juninho no alto e cabeceou sem chance para Castillo, que ficou no meio do caminho e apenas olhou a bola entrar.

Insatisfeito com André Lima, que cansou de perder gols, o técnico Estevam Soares tirou o atacante para pôr Reinaldo. O detalhe é que o camisa 9 saiu vaiado pela torcida e ainda demonstrou raiva pela troca, jogando as caneleiras no chão.

Aproveitando a expulsão de Fahel, a Raposa seguiu melhor que o Bota, forçado a ficar na defensiva. No entanto ter um atleta a mais não adiantou nada para o time celeste, que não aproveitou para virar o jogo. O árbitro deu o apito final e cada equipe saiu de campo apenas com um ponto.

O 1 a 1 foi ruim tanto para Botafogo como para Cruzeiro. Os cariocas chegaram a 22 pontos e subiram apenas um degrau, se instalando na 17ª posição, ainda na zona da degola. Já os mineiros estão com 28 pontos, em 12º.

Os dois times voltam a jogar neste final de semana. Os alvinegros têm o Grêmio pela frente, no Engenhão, enquanto que os celestes duelam em Salvador, contra o Vitória.

imagem: ESPN-BRASIL

domingo, 23 de agosto de 2009

Esmeraldino vence e é vice


O Goiás jogou contra o Santos, no Serra Dourada, e fez o dever de casa, não deixando o líder Palmeiras adquirir grande vantagem. O Esmeraldino venceu o Peixe, chegando a 38 pontos, dois a menos que o time de Parque Antártica.

Nos instantes iniciais de partida, o Santos conseguiu bem anular o setor ofensivo goiano e apenas aos 11 minutos veio a primeira chance real dos donos da casa. O atacante Felipe passou por Fabão e tocou para Iarley chutar para a boa defesa do goleiro alvinegro.

Até que aos 19, o placar foi inaugurado. Iarley recebeu na entrada da área e rolou para o lateral-direito Vítor chutar forte. A bola acertou o ângulo direito do arqueiro Felipe, que tentou, mas não alcançou.

O gol fez o Goiás se animar mais ainda e partir em busca de uma maior vantagem. O problema é que espaços começaram a aparecer para os contra-ataques santistas e aos 29, veio a igualdade no marcador. O centroavante Kléber Pereira recebeu um belo passe de Paulo Henrique Ganso, e chutou rasteiro para o gol do goleiro Harlei, que ainda tocou na bola: 1 a 1.

Com o empate o Peixe passou a dominar e teve até chances de virar com Kléber Pereira, mas o atacante não conseguiu balançar as redes. Os dois times seguiram para os vestiários com o empate no placar.

Na etapa complementar, o Santos sentiu a força dos donos da casa, que dominaram. A defesa e, principalmente, o goleiro tiveram muito trabalho para tentar conter a dupla dinâmica esmeraldina Iarley e Felipe. Enquanto o primeiro armava as jogadas, o segundo enfernizava o goleiro, que trabalhava muito bem, fazendo grandes defesas.

Foi um embate de Felipes: o atacante contra o arqueiro, e nesse confronto falou mais alto a habilidade do artilheiro. Logo aos cinco minutos, após cobrança de escanteio pela direita, a zaga alvinegra deu rebote para Felipe dominar de peito e mandar um chutaço de fora da área, sem chance nenhuma para o xará santista.

Aos 20, aconteceram as estreias esperadas pelas torcidas dos dois clubes. Fernandão entrou no lado esmeraldino e Emerson no lado alvinegro. No entanto, não fizeram grandes atuações.

O confronto entre Felipes continuava, o atacante chutava e o goleiro defendia. Se não fosse a bela atuação do arqueiro, o Santos teria saído de campo com uma goleada nas costas.

Mas no fim do jogo, aos 41, o zagueiro João Paulo, do Goiás, resolveu fazer falta em Madson. Resultado: recebeu o segundo cartão amarelo e foi para o chuveiro alguns minutos mais cedo. Os visitantes tentaram aproveitar a vantagem numérica, mas não tiveram êxito.

Após o apito final, o Goiás venceu por 2 a 1, assumindo isoladamente a vice-liderança do campeonato. Já o Peixe ficou nos 28 pontos e é o 11º na tabela de classificação.

O próximo compromisso do Goiás é no Beira-Rio, contra o Internacional, em jogo válido pela 22ª rodada. Já o Peixe joga nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, contra o mesmo Colorado, só que em confronto válido pela 16ª rodada. Como o clube gaúcho estava em uma competição no Japão, a partida atrasada foi marcada para esta semana, no dia 26.

imagem: globoesporte.com

Outros resultados de domingo:
Atlético-PR 1 x 0 São Paulo (Arena da Baixada)

Corinthians 3 x 3 Botafogo (Estádio Pacaembu)

Fluminense 0 x 0 Barueri (Estádio Maracanã)

Grêmio 4 x 1 Atlético-MG (Estádio Olímpico)

Avaí 3 x 0 Flamengo (Estádio Ressacada)

Cruzeiro 4 x 2 Náutico (Estádio Mineirão)


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Flu goleia Sport, que fica com a lanterna


Fluminense e Sport se confrontaram no Maracanã, nesta quinta-feira, pela 17ª rodada do Brasileirão. Foi o jogo dos desesperados, pois além dos dois não estarem bem no campeonato, o vencedor ainda deixaria o outro na última posição.

Os donos da casa começaram no ataque, acuando o adversário, mas sem oferecer perigo à meta do goleiro Magrão porque os muitos erros de passe atrapalhavam as jogadas ofensivas. Mas aos 19 minutos, Kieza tratou de abrir o placar. Roni tabelou com Marquinhos e arriscou da entrada da área. O goleiro deu rebote, o zagueiro Igor tentou afastar e a bola caiu no pé de Kieza, que não teve problemas para mandar para as redes.

Com o gol sofrido, o Sport partiu para tentar o empate e começou a fazer o goleiro Fernando Henrique trabalhar. Aos 23, em cobrança de escanteio, o zagueiro César tocou de primeira e assustou o arqueiro tricolor. Aos 31, foi a vez de Vandinho chutar forte e obrigar o goleiro a realizar uma boa defesa.

Mas partindo para o ataque, o Leão passou a dar muitos espaços para o Tricolor, que aos 32, ampliou. O argentino Conca fez lançamento para Roni, livre, rolar para Kieza marcar seu segundo gol no jogo: 2 a 0.

Apenas sete minutos depois, mais um gol no Maracanã. Dentro da área, Roni tentou passar por César e foi derrubado. Pênalti. O próprio atacante foi para a cobrança e marcou seu primeiro gol desde que retornou ao clube carioca. O primeiro tempo terminou assim: 3 a 0 Flu.

No segundo tempo os pernambucanos retornaram tentando mexer no placar. Mas não tiveram muito sucesso, pois conseguiam prender os donos da casa no campo defensivo, mas não atacavam. O que o Sport fazia era tocar a bola de um lado para o outro, sem objetividade. Até que, aos 15, um pênalti trouxe um pouco de esperança ao torcedor rubro-negro. Wellington Monteiro colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro Wilton Pereira Sampaio assinalou pênalti. O atacante Vandinho bateu e não desperdiçou.

O Leão se animou e partiu para cima do Fluminense, proporcionando momentos de tensão para a torcida tricolor. Se não fosse as defesas de Fernando Henrique o Sport encostaria no placar.

Mas, aos 21, Carlos Eduardo destruiu as chances de reação dos pernambucanos. O jogador recebeu o passe de Diogo e chutou da entrada da área para marcar um golaço.

O gol desmontou mais uma vez o Rubro-Negro, que perdeu a vontade de jogar. Já o Flu passou a administrar a vitória, que cresceu aos 45 minutos, quando Maicon marcou o quinto gol carioca. O meia Conca fez grande jogada e tocou para atacante, que substituiu Roni, concluir e finalizar o resultado. Final de jogo no Maracanã, Fluminense 5, Sport 1.

O triunfo foi o primeiro do Flu, que não vencia a dois meses (11 partidas). A última vitória havia ocorrido no dia 7 de junho, quando o Tricolor venceu o clássico carioca contra o Botafogo por 1 a 0.

Os dois times trocaram de posição na tabela de classificação. Agora o Fluminense está em 19º lugar, com 14 pontos. Já o Sport ficou com a lanterna da competição, com apenas 13 pontos.

Na 18ª rodada o Tricolor joga contra outro rubro-negro: o Vitória, no Barradão. O Leão pernambucano continua fora de casa e enfrenta o Internacional, no Beira-Rio.

imagem: globoesporte.com

Outros resultados de quinta-feira:

Palmeiras 1 x 1 Grêmio (Estádio Palestra Itália)

Barueri 4 x 0 Vitória (Arena Barueri)

São Paulo continua na cola dos líderes



O São Paulo mostrou estar vivo no Brasileirão, pois, no Morumbi, o time paulista conquistou uma importante vitória sobre o Botafogo e embalou de vez no campeonato. Foi o quarto triunfo em quatro jogos, levando a equipe a alcançar 27 pontos e a 5ª posição na tabela de classificação.


Quem começou melhor foi o Botafogo. O Alvinegro imprimia uma boa marcação, não deixava o adversário jogar e era perigoso nos contra-ataques. Já o São Paulo não se acertava em campo e errava muitos passes, atrapalhando as jogadas ofensivas.


Aos 20 minutos, os visitantes abriram o placar com Lúcio Flávio. O meia recebeu na entrada da área, girou e acertou um chutaço no canto esquerdo do gol defendido por Dênis: 1 a 0.


Apenas três minutos depois de ver seu time sair na frente, o técnico Ney Franco precisou tirar o meia Renato, machucado, para pôr Jean Coral.


O gol sofrido fez bem ao São Paulo, que acordou e começou a jogar melhor, impondo seu ritmo. E o resultado da mudança apareceu aos 37, quando Washington recebeu dentro da área e passou para Hugo. Mas o são-paulino não conseguiu finalizar por causa da intervenção do goleiro Castillo, que chegou para o desarme e terminou acertando o atacante. Pênalti assinalado pelo árbitro Elmo Alves Resende Cunha. Na cobrança, Jorge Wagner bateu com categoria e deixou tudo igual no marcador.


Com o empate, os jogadores do Botafogo ficaram abalados, nervosos, e aproveitando isso, o São Paulo chegou à virada aos 45 minutos do primeiro tempo. O capitão André Dias avançou pela direita e dividiu com Eduardo, que pediu toque de mão. O árbitro deu sequência ao lance, o zagueiro tricolor continuou com a bola e cruzou na medida para Washington, sozinho, empurrar para as redes alvinegras: 2 a 1.


Para a segunda etapa, enquanto o São Paulo visava a marcação e contragolpes, o Botafogo buscava o ataque, mas não passava pelo sistema defensivo adversário. O jogo não tinha um bom nível técnico, pelo contrário, era parado constantemente com faltas.


Aos 26, num lance rápido do ataque são-paulino, o placar foi movimentado outra vez. Após um chutão do goleiro Dênis, Borges, que havia entrado no lugar de Washington, desviou de cabeça para Dagoberto, que avançou com a bola e ao entrar na área deu um toque na saída de Castillo: 3 a 1.


Com a vitória nas mãos, o Tricolor só fez administrar o jogo. O Bota continuava na busca por um gol, mas os erros também continuavam. Com o apito final, o São Paulo venceu e ficou com os três pontos. Já o Botafogo perdeu após uma sequência de sete jogos sem conhecer esse gosto amargo e segue com 19 pontos, na 13ª posição.


Na próxima rodada, o São Paulo joga mais uma vez no Morumbi, mas agora o adversário é o Goiás. O Botafogo retorna ao Rio de Janeiro para enfrentar o Atlético-PR, no Engenhão.


imagem: ESPN-BRASIL
  • Resultados da quarta-feira

Goiás 3 x 2 Flamengo (Estádio Serra Dourada)

Avaí 1 x 0 Santo André (Estádio Ressacada)

Náutico 1 x 0 Corinthians (Estádio dos Aflitos)

Coritiba 0 x 1 Santos (Estádio Olímpico de Cascavel)

Cruzeiro 0 x 2 Atlético-PR (Estádio Mineirão)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Lusa perde em casa, já Paraná goleia Bragantino


A 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B foi iniciada, nesta terça-feira, com dois jogos.


  • Portuguesa x Juventude

O confronto foi no Canindé, casa da Portuguesa, mas quem se deu melhor foi o Juventude. O time gaúcho jogou o bastante para vencer um adversário que parecia dormir em campo.


Com 11 minutos de jogo, o jovem meia Zezinho, de apenas 17 anos, recebeu na entrada da área e mandou um belo chute. A bola acertou o ângulo esquerdo do gol defendido por Vitor, que não teve muito o que fazer. Juventude 1 a 0. Após sair na frente os visitantes se fecharam, não permitindo os avanços da Lusa.

Com dificuldades para passar pelo sistema defensivo do time gaúcho, os lances de bola parada passaram a ser a maneira que os donos da casa encontraram para empatar o jogo, porém, não obtinham sucesso.


O tempo foi passando, o empate não chegava e a torcida foi perdendo a paciência com o time paulista. No final da partida, o Juventude levou os três pontos e vaias passaram a ser ouvidas no Canindé, todas para o elenco da Lusa.


O resultado fez o Juventude subir para a 13ª posição, com 19 pontos. A Portuguesa ficou com 27 pontos, na 4ª colocação, e ainda pode cair mais, pois a rodada está apenas começando.


Os próximos jogos das duas equipes ocorrerão na terça-feira que vem. Enquanto a Portuguesa vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Duque de Caxias, o Juventude recebe o São Caetano, no Alfredo Jaconi.



  • Paraná x Bragantino

Jogando em casa, no Durival Brito, o Paraná não tomou conhecimento do Bragantino e goleou por 4 a 1. O Tricolor paranaense conquistou o triunfo com gols de Gabriel, Dedimar, Davi e Fabinho. Para os visitantes, Léo Jaime fez o gol de honra.


A equipe paranaense ficou aliviada com a vitória, pois se afasta ainda mais da zona de rebaixaento. Agora com 20 pontos, fica temporariamente na 10ª posição. Já o Bragantino, com 23 pontos e na 8ª colocação, perdeu a chance de se aproximar do G-4.


Na próxima rodada, o Paraná enfrenta o Campinense, no Amigão. O Bragantino joga contra o Figueirense, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Os dois jogos estão marcados para terça-feira.


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Fernandão retorna ao Brasil, mas não ao Sul


Após rescindir contrato com o Al-Gharrafa, do Qatar, o meia-atacante Fernandão planeja retornar ao Brasil. Esse desejo está perto de ser concretizado, isso porque o jogador já acertou com um clube do país.

Quando se desvinculou da equipe do Oriente Médio, Fernandão foi alvo de interesse de vários clubes brasileiros como São Paulo, Santos e Palmeiras. Mas o que parecia ter vantagem sobre os demais era o Internacional, onde o jogador conquistou suas maiores glórias e se tornou ídolo da torcida. O Inter era inclusive preferência declarada do próprio atleta.

No Colorado, o meia foi campeão da Copa Libertadores e em seguida conquistou o título do Mundial de Clubes da Fifa. A equipe de Porto Alegre era dada como sendo o destino certo do experiente atleta, entretanto nesta segunda-feira todos foram surpreendidos com um anúncio efetuado pelo próprio Fernandão.

No seu blog, Fernandão diz ter uma mágoa com a diretoria do Colorado, que não "abriu as portas" para ele voltar.

"Eu tenho duas casas, todos sabem. Uma me escancarou as portas, a outra me fechou. Não era e não está sendo por dinheiro. Estou no aeroporto do Qatar. Amanhã escrevo meus motivos", declarou.

E o clube escolhido por Fernandão no seu retorno ao país foi o Goiás, que inclusive o revelou para o futebol. O meia-atacante vestiu a camisa esmeraldina no começo de sua carreira e conquistou um certo número de títulos: cinco no Campeonato Goiano e dois na Copa Centro-Oeste. O jogador retorna agora à noite para o Brasil e, segundo o site do Goiás, o atleta se apresenta nesta quarta-feira. O contrato já estaria acertado e vai durar até o final da temporada 2010.

imagem: ESPN-BRASIL

* veja no blog do próprio jogador o que ele escreveu: